O contrato futuro de ouro fechou em baixa nesta terça-feira, 19, à medida que as preocupações com uma potencial guerra comercial entre os Estados Unidos e a China levaram mais investidores a buscar refúgio no dólar, elevando o índice de referência do dólar para os níveis mais altos neste ano.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em agosto fechou em queda de 0,12%, a US$ 1.278,60 por onça-troy.

Mesmo sendo visto normalmente como refúgio, o ouro acabou não atraindo muitos compradores mesmo com uma forte agitação nos mercados devido à escalada protecionista do governo Donald Trump contra a China.

“O ouro foi ao abismo, apesar da intensificação das tensões comerciais nos mercados financeiros”, disse o analista de pesquisa da FXTM Lukman Otunuga.

Para ele, “o driver por trás da depreciação do ouro continua sendo uma valorização do dólar. Com a moeda americana encontrando amplo apoio entre o sentimento otimista em relação à economia dos EUA e as expectativas de juros mais elevados, o metal amarelo pode estar pronto para uma nova punição”.

Na avaliação do analista de commodities do Commerzbank Carsten Fritsch, “como a disputa comercial entre os EUA e a China está ameaçando aumentar, o sentimento entre os participantes do mercado está se tornando visivelmente mais sombrio”. Fonte: Dow Jones Newswires.