26/05/2014 - 15:21
A Secretaria de Políticas para as Mulheres lançou, no domingo 25, a campanha “Eu ligo 180”, número que faz referência ao telefone da central de atendimento que recebe denúncias de violência contra as mulheres. Segundo a ministra Eleonora Minicucci, 70% dos municípios brasileiros já estão conectados a esse serviço. “Ele atinge cidades de até 10 mil habitantes. Os números mostram a capilaridade e abrangência desse projeto”, afirma a ministra durante o evento Women’s Forum, nesta segunda-feira 26, em São Paulo.
A iniciativa acontece a menos de 20 dias da Copa do Mundo, e o intuito é alertar a população e, com isso, impedir exploração e violência contra mulheres e meninas. “Mas como as mulheres conseguem sair do círculo de violência? Só se for dada a elas uma janela ou uma porta de oportunidade, de trabalho.”
Foi pensando nisso que, no ano passado, foi lançado o projeto “Mulher, viver sem violência”, que são casas, construídas nas capitais brasileiras, voltadas para a capacitação feminina. Na segunda-feira 1, serão lançadas casas em Brasília, Campo Grande e São Luís. Além da capacitação, é ofertado crédito da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para que essas mulheres se tornem empreendedoras.
“Nas áreas rurais, chegamos de ônibus e oferecemos as mesmas oportunidades. É a primeira vez que chegam serviços voltados para elas nesses rincões do País”, afirma a ministra.