A rotina diária dos centros de distribuição da Ambev, maior indústria cervejeira das Américas, não tem lá muitas alterações. Em todas as manhãs, vendedores e seus superiores se reúnem para estabelecer as metas do dia ao som de batucadas de motivação feitas com instrumentos como surdos, caixas e agogôs. Nesta sexta-feira 19, no entanto, diversos centros de todo o País receberam os executivos mais graúdos da companhia para mais uma edição do “Dia da Responsa”, principal ação da Ambev para a conscientização do consumo de bebidas alcoólicas.

O programa, em si, é bem simples. Diversos executivos se dividem em grupos e vão ao encontro aos donos dos estabelecimentos. Lá, conversam sobre formas para que os comerciantes inibam o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade e colam cartazes estimulando o pedido de documentos. “Não queremos ganhar dinheiro em cima de menores de idades ou de excessos”, diz Vinícus Barbosa, vice-presidente de logística e suprimentos da Ambev. “Se fazemos parte da maior empresa do setor no mundo, temos também que buscar alternativas para melhorar o planeta.”

Por isso, parcerias como a feita com o empresário Antônio Augusto, o Toninho do Bar Guanabara, tradicional bar do centro de São Paulo, são fundamentais. “Pode parecer pouco, mas o simples cartaz que exige documentação de menores inibe este tipo de problema”, diz Toninho. O próprio maître da casa, Antônio Alves, com 23 anos de Guanabara, relata que a prática e a extensa comunicação ajuda a conscientizar os próprios funcionários dos estabelecimentos. “É um instrumento a mais na conversa com o cliente”, afirma Alves.

Mas se engana quem acredita que ações sustentáveis também não podem se transformar em uma ótima oportunidade para negócios. Segundo Barbosa, da Ambev, saber aproveitar a ocasião para identificar falhas e oportunidades é fundamental para o próprio futuro da companhia. “Estamos com um olho no peixe e outro, no gato”, afirma ele. “Estar dentro do processo inteiro faz parte da cultura da empresa.”