Na quarta-feira, 11 de abril, um dia antes do lançamento oficial para a imprensa do novo Volvo C30 no Brasil, os principais executivos da montadora sueca no País não escondiam a ansiedade diante da chegada do compacto de luxo que poderá redesenhar a história da marca no mercado nacional. ?Nem lançamos e já temos 200 pedidos de cara?, dizia um efusivo John Peart, comandante da Volvo para América Latina e Caribe. ?O C30 nos trará novos clientes?, completava MARCOS SAADE, diretor da Volvo no Brasil. O entusiasmo da dupla com o desembarque do automóvel, cujos preços variam entre R$ 89,9 mil e R$ 133,9 mil, é compreensível. A Volvo, apesar de ser referência em segurança, não tem uma imagem despojada. Seus modelos, extremamente caros, são dirigidos a um público mais velho. A entrada do C30, contudo, põe a montadora na rota de colisão com o A3 Sportback, da Audi, e com o Série 1, da BMW. Todos eles com algo em comum: são voltados para o público jovem. É, portanto, briga de gente grande.

A aposta da Volvo se esconde no preço do carro. Omodelo de entrada da Audi, com motor 1.6, custa R$ 99,8 mil. O Série 1, com motor 2.0, sai por R$ 124 mil. O C30, por sua vez, dotado de motor 2.0, chega nas lojas a R$ 89,9 mil. O objetivo dos suecos com essa tacada é ocupar a lacuna deixada pelo antigo A3 que era fabricado no Brasil. Prova disso é que a rede de concessionárias da montadora no Brasil passará das atuais nove lojas para 12 unidades até o fim do primeiro semestre. ?Vamos abrir concessionárias em Recife, Fortaleza e Salvador?, diz Saade. O C30, dizem os executivos, fará as vendas anuais da Volvo no País saltarem de 400 unidades para 600 até o fim de 2007. ?Em 2008, fecharemos com mil carros vendidos?, diz Saade. A aposta tem tudo para vingar. Esbanjando modernidade, o veículo tem apenas quatro bancos ? dois na frente e dois atrás separados por um descanso de braço. Além do design, ele também é dotado dos equipamentos de segurança que fizeram a fama da montadora. Em caso de uma batida na traseira, por exemplo, o encosto do banco acompanha o movimento do motorista e evita lesões graves no pescoço. ?Com o novo modelo, a Volvo consegue manter o aspecto da segurança e aliar inovação à marca?, diz Eduardo Tomiya, sócio da consultoria BrandAnalytics. Mas apenas isso não garante sucesso.

Dados da Associação Brasileira dos Importadores deVeículos (Abeiva) mostram que a Audi e a BMW estão muito bem posicionadas no mercado. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2007, foram vendidas 121 unidades de A3 e 54 do Série 1. ?Toda concorrência é saudável?, diz Filipe Pereira, diretor de vendas da Audi Brasil. ?Mas não estamos preocupados com o C30.? O executivo aponta que o automóvel mais vendido entre as versões de A3 é o top de linha, que faz 100 km/h em sete segundos e alcança 236 km/h. Preço: R$ 145 mil. ?Estamos demorando 30 dias para entregar o carro devido à demanda?, diz Pereira. E vai além. ?No geral, incluindo todos os modelos, nossas vendas aumentaram.? De janeiro a março de 2006, foram 160 veículos importados e, no mesmo período deste ano, a conta soma 413 vendas. Trata-se de um excelente resultado, mas é bom ficarem atentos. A concorrência promete esquentar essa corrida.