28/02/2014 - 21:00
Netflix pode tornar neutralidade da rede obsoleta
O conceito de neutralidade da rede sofreu um duro revés. A Netflix, responsável por um terço de todo o tráfego da internet no mundo, concordou em pagar para que seus usuários acessem seus vídeos com a melhor velocidade possível. O acordo foi assinado com a Comcast, um dos maiores provedores de internet dos Estados Unidos. Ao aceitar pagar pelos acessos, a Netflix, comandada por Reed Hastings, pressiona seus concorrentes a fazer o mesmo. Ao mesmo tempo, dá vantagens às empresas de telefonia no debate da neutralidade. No Brasil, o tema está em discussão no Congresso Nacional. O governo defende que não haja privilégio na oferta do serviço de conexão à internet. As operadoras reivindicam um modelo que torne o acesso à web parecido com o de tevê a cabo.
Pragas de Android
Aplicativos maliciosos para o Android, sistema operacional do Google para celulares, aumentaram em 486% no ano de 2013 em comparação com o ano anterior. No total, há 1,2 milhão de ameaças, segundo a empresa de segurança alemã G Data.
iSelo
A face de Steve Jobs, fundador da Apple (1955-2011), aparecerá em selos postais dos EUA em 2015. O Correio americano procura mais temas contemporâneos para atrair um público mais jovem. Os cantores Michael Jackson, James Brown e Jimi Hendrix serão outros homenageados da série.
Google Magic
O aplicativo Mandic Magic, do empresário Aleksandar Mandic, está prestes a ganhar um concorrente de peso. Segundo o site especializado em tecnologia Engadget, o Google desenvolve um programa para os sistemas Android e iOS, que irá automaticamente autenticar e conectar o dispositivo a hotspots Wi-Fi gratuitos. O app, como são chamados esses softwares, não tem prazo para ser lançado.
Acordo afinado
A operadora Oi, comandada por Zeinal Bava, e a Opera fecharam acordo para o desenvolvimento de uma versão do navegador Opera Mini. Os clientes da Oi que acessarem a internet pelo celular utilizando o browser terão, por exemplo, isenção nos dados consumidos no Facebook e no Twitter. As duas empresas prometem que o navegador da Opera e da Oi irá reduzir em 90% o total de dados consumidos pelo usuário, com compressão de arquivos.
Resposta instantânea
Marcos Leite, CEO da OLX, fala sobre a estratégia móvel do site de classificados online
Como a OLX vê a mobilidade para o negócio?
É importantíssimo. No último ano, focamos no aumento do número de usuários e obtivemos bons resultados. Registramos crescimento de 130% no uso da nossa plataforma móvel. Além disso, desde agosto do ano passado, o aplicativo está entre os mais baixados na Google Play Store
Como a mobilidade pode ajudar nesse mercado concorrido?
O segmento de classificados online gratuitos só admite um único concorrente, como já foi constatado em outros países. No caso do Brasil, somos líderes em audiência graças ao foco em mobilidade. E, na Google Play, estamos à frente do nosso concorrente.
Quais os benefícios de ser uma empresa multinacional nessa concorrência?
Como a OLX tem atuação em 107 países e é líder em mercados como Brasil e Índia, podemos trocar informações com equipes de todo o mundo e adaptar nossas estratégias de acordo com as necessidades e as características do mercado local.