Shoppings 

A bela que é uma fera

 

Sandrine Nass, diretora de marketing do Shopping Cidade Jardim, de São Paulo, aumentou as vendas em 60% com pequenas mudanças no Fashion Day, desfile de moda com as grifes do shopping que acontece duas vezes por ano. E o que é melhor, gastou muito pouco. Cerca de R$ 200 mil para publicidade em jornais, revistas e mídias sociais. Sandrine também ampliou em 30% o fluxo de turistas nas lojas do Cidade Jardim. Ela percebeu que boa parte do público de fim de semana é turista. Aproximou-se dos concierges de hotéis cinco-estrelas da cidade e de companhias aéreas, para incluir o shopping nas dicas de lazer exibidas durante os voos, especialmente os procedentes da Europa, da Argentina e do Norte e Nordeste. “Fazemos mídia em voos sem gastar nada. O segredo?  “Relacionamento é a alma do negócio”, diz a moça.

 

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Regulamentação 

 

Concorrências na mira

 

A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), comandada por Luiz Lara,  vai monitorar concorrências no setor privado. Sempre que uma das 250 maiores associadas da entidade se inscrever numa concorrência, fará  um comunicado à Abap. As informações servirão para que a entidade monitore eventuais distorções. Entre as diretrizes propostas estão participação de, no máximo, quatro agências por concorrência, remuneração mínima aos participantes. As ideias apresentadas serão registradas na entidade depositária da Abap. A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) apoia a iniciativa. 

 

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Patrocínios 

 

Petrobras na telona

 

É da F/Nazca a  campanha que comemora os mais de 500 longas-metragens patrocinados pela Petrobras. Entre os títulos que contaram com o apoio da estatal estão Carlota Joaquina, Se eu Fosse Você e Tropa de Elite. A ação tem três anúncios para mídia impressa, que serão veiculados, alternadamente, até o fim do ano, em jornais e revistas e nos catálogos de festivais de cinema patrocinados pela empresa. Com o Programa Petrobras Cultura, a petroleira é, hoje, uma das principais patrocinadoras do cinema nacional. 

 

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Publicidade on line

 

Propaganda em 3D 

 

Em apenas um dia de veiculação, a nova campanha do modelo Classe C, da Mercedes-Benz, alcançou quase 5 milhões de visitantes únicos, com tempo médio de 74 segundos de interação – quando a média é 41 segundos. Dos 5 milhões de visitantes, 25 mil foram para o hotsite da campanha. O segredo para o sucesso? O formato glider 3D, desenvolvido pela paulistana Aunica, agência de marketing interativo. Com o novo formato, o internauta pode ter visão completa do veículo. A campanha foi criada pela agência de publicidade ADBAT/Tesla, também de São Paulo.   

 

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Bate-papo

 

O setor rural brasileiro nunca deu muita importância ao marketing de sua produção. A realização do 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural, entre os dias 27 e 28 de julho, em São Paulo, seria um sinal de que essa tendência é coisa do passado? Maurício Mendes fala a respeito. 

 

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Maurício Mendes, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A)

 

Por que nunca houve marketing no setor rural?

Porque o marketing rural nunca teve o consumidor final como foco. Na Colômbia, os produtores de café tinham esse foco e por isso a imagem do produto ganhou outro patamar. O Brasil sempre foi um país mais preocupado com volumes de produção e não com a imagem do que produz.

 

Há casos de marketing de produtos agrícolas bem-sucedidos? 

O próprio café brasileiro vem sendo bastante trabalhado. Hoje há várias marcas brasileiras que fazem um trabalho muito forte de imagem.

 

A campanha “Sou Agro” faz parte desse esforço? 

Sim, precisamos acabar com o estereótipo que o público urbano tem do campo. Daí a importância da campanha “Sou Agro”, com nomes de peso como Lima Duarte e Giovanna Antonelli. 

 

 

com Rafael Freire