15/02/2012 - 21:00
Investimento
A menos que sobrevenha alguma surpresa de última hora, já está decidido o endereço da primeira fábrica da BMW no Brasil, onde será produzido o modelo Série 1: o complexo, com 200 mil metros quadrados de área construída, ficará em Jaraguá do Sul (SC). O investimento na fábrica, que será totalmente automatizada, está estimado em R$ 700 milhões e deverá ser confirmado pelo presidente da montadora no Brasil, Henning Dornbusch, ainda neste mês. O gerenciamento das obras foi entregue à Engeneering, do Rio de Janeiro, associada à americana Hill International.
Itaquerão
Jogo do bilhão
O orçamento do estádio do Corinthians, o Itaquerão, preparado para a abertura da Copa do Mundo, continua oficialmente em R$ 820 milhões. Mas, nos bastidores, a estimativa real já ultrapassou o R$ 1 bilhão. A principal vilã na pressão de custos é a exigência da Fifa de que uma série de itens, que vão das cadeiras de plástico a sistemas de segurança, seja comprada apenas de seus fornecedores cadastrados.
Exportações
Olho na China
Clóvis Tramontina, CEO da gaúcha Tramontina, está apostando no mercado chinês. “Se os chineses largarem os palitinhos e começarem a usar garfo e faca, teremos garantidos mais 100 anos de existência”, afirmou. A Tramontina, que espera faturar R$ 3,2 bilhões em 2012, comemorou seu centenário em 2011, ano em que fez o primeiro embarque de utensílios domésticos para a China.
Landau passa faixa a Dilma
Curtas
O grupo BBMapfre vai contratar 1,7 mil funcionários para seu call center na cidade de São Carlos, no interior paulista. As contratações visam dar suporte ao plano de crescimento da seguradora, focado nos consumidores da classe C, que prevê a priorização do mercado de microsseguros e da oferta de seguro-viagem.
Foi fechada em fevereiro a fusão das áreas de fabricação de CDs, DVDs e Blu-Rays da Videolar, do investidor Lirio Parisotto, e da Microservice, do empresário Isaac Hemsi. Batizada de AMZ Mídia Industrial, a nova empresa deterá 70% do mercado nacional de mídias óticas gravadas.
Genéricos
A EMS quer faturar em Cuba
Embora não integrasse a comitiva da presidenta Dilma Rousseff na viagem a Cuba, Carlos Sanchez, dono do laboratório EMS, não se deu por vencido: pegou seu jato particular, desembarcou na ilha dos irmãos Castro e conseguiu um encontro reservado com a presidenta e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Sanchez está interessado no acordo, assinado entre o Brasil e Cuba, para a transferência de 20 produtos de biotecnologia. Ele quer que sua empresa esteja à frente das discussões desse acordo.
Automóveis
Caravana Rolidei da Nissan
Para ganhar espaço em cidades de pequeno e médio porte, onde não se justifica a instalação de uma concessionária, a Nissan criou o Inova Show. O projeto foi responsável por 10% das vendas totais de 67.329 automóveis e comerciais leves, em 2011, e consiste na realização de eventos como palestras e a projeção de filmes em 3D sobre a marca, a bordo de três carretas adesivadas. As carretas percorreram 31 cidades durante 50 semanas. As vendas de veículos ficam por conta das concessionárias da região, que montam showrooms para aproveitar o burburinho em torno da marca.
Colaboraram: Carla Jimenez, Carlos Eduardo Valim, Ralphe Manzoni Jr. e Rosenildo Ferreira