Nas décadas de 1970 e 1980, o basquete masculino desfrutava de uma posição privilegiada no Brasil. Era o segundo esporte mais badalado do País, atrás apenas do futebol, e possuía uma legião de fãs. O auge aconteceu em 1987, nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, nos Estados Unidos, quando a seleção nacional, comandada por Oscar “Mão Santa” Schmidt, conquistou a medalha de ouro, derrotando os anfitriões. Depois disso, a bola ao cesto viveu de altos e baixos até que, em 1995, mergulhou no ostracismo. Esse quadro começa a mudar. Em 10 de setembro, a seleção, treinada pelo técnico argentino Rubén Magnano, venceu a República Dominicana, no Torneio Pré-Olímpico de Mar del Plata (Argentina), e carimbou o passaporte para a Olimpíada de Londres, que acontece em 2012, acabando com um jejum de 16 anos. Antes, fará uma escala em Guadalajara, no México, onde serão realizados, em outubro, os Jogos Pan-Americanos. Não são apenas os brasileiros que comemoram o retorno da seleção aos Jogos Olímpicos.

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“Nosso sucesso é fruto de uma aposta de longo prazo no esporte brasileiro ” – Tiago Pinto diretor da Nike

A fabricante de material esportivo americana Nike tem também muito o que festejar. É que a marca patrocina, desde março de 2010, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), ao lado de Eletrobras e Bradesco. Com isso, passou a fornecer os uniformes usados pelos atletas. Mais: os principais jogadores do time, como Marcelinho Huertas, Anderson Varejão e Marcelo Machado, também assinaram acordos com a empresa. “Muitos falam que tivemos sorte”, diz Tiago Pinto, diretor de marketing da Nike. “Mas prefiro dizer que os resultados colhidos até agora são fruto de um trabalho duro, com objetivo de longo prazo.” O sucesso do basquete brasileiro motivou a  Nike a lançar uma versão local do tênis Air Force 1, um ícone do mundo do basquete. É a primeira vez que isso acontece. A realização de megaeventos no Brasil e o bom desempenho da filial, cujas vendas vêm crescendo na casa dos dois dígitos a cada ano, ajudaram nas negociações com a matriz. “Quando os negócios estão indo bem, tudo fica mais fácil”, afirma Pinto.  

A ampliação dos patrocínios da Nike para esportes coletivos, que desfrutam de grande visibilidade, tem relação direta com a alteração das regras para quem disputa uma Olimpíada. Em Londres, cada seleção poderá vestir o uniforme cedido pelo patrocinador de sua confederação. Antes, os atletas eram obrigados a usar o material da empresa que patrocina o Comitê Olímpico de seu país, que, no caso do Brasil, é a Olympikus. “A aposta da Nike é estratégica”, afirma Frederico Guaragna, gerente de inteligência de mercado da consultoria Global Sports Network. “Ela já domina o futebol e optou por outra modalidade que favorece a promoção do componente aspiracional de seus produtos.” A aproximação da empresa americana com a CBB também foi facilitada pelo fato de o Brasil contar com quatro jogadores na NBA, a liga americana de basquete profissional e a maior vitrine da modalidade no planeta. Esse também foi um dos pontos que pesaram favoravelmente para que a CBB fechasse com a Nike. 

 

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Momento de decisão: Tiago Splitter, de branco, faz a cesta que definiu a vitória contra a República Dominicana

e a volta da seleção brasileira de basquete às Olimpíadas

 

“A oferta financeira deles não era a de maior valor”, diz José Carlos Brunoro, dono da Brunoro Sports Business e consultor da CBB. “A possibilidade de fazer intercâmbios com centros de treinamento nos EUA, especialmente para os jogadores das equipes juvenis, foi o que nos motivou a assinar o contrato.” No embalo dos bons resultados que o basquete brasileiro voltou a conquistar, o número de praticantes do esporte está aumentando. Até 2010, a CBB tinha 21,6 mil atletas cadastrados. Apenas no ano passado, outros nove mil jogadores se registraram. A Nike, é claro, espera tirar proveito disso pelo lado comercial. Afinal, a modalidade é uma de suas maiores apostas em nível mundial. As demais são futebol, corrida, esportes de ação (surfe e skate), além da linha de roupas para o chamado life style.

 

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