O Partido Comunista da China (PCC) anunciou neste domingo os sete integrantes de seu Comitê Permanente, liderados por Xi Jinping, que formam a cúpula do poder político no país.

A seguir a lista dos homens que governarão a China nos próximos cinco anos, por ordem de hierarquia:

Xi Jinping

O líder de 69 anos foi reeleito como secretário-geral do Partido Comunista, o que prepara o caminho para um terceiro mandato como presidente do país, o que deverá ser formalmente anunciado nas sessões legislativas do governo em março de 2023.

Xi consolidou o poder desde que foi eleito secretário-geral em 2012, em parte graças a uma campanha de combate à corrupção que acabou com as carreiras de seus rivais políticos.

Li Qiang

O líder do PCC em Xangai e um dos principais amigos de Xi, de 63 anos, foi promovido como número dois na hierarquia partidária e pode ser designado como primeiro-ministro em março.

Sua imagem de estrela em ascensão foi abalada este ano pela gestão caótica de dois meses de confinamento em Xangai, em reposta a casos de covid-19.

“Isto demonstra a todos que a lealdade e não a popularidade é a chave para uma promoção”, tuitou Yang Zhang, professor assistente da Universidade Americana de Washington.

Li é considerado um dos favoritos de Xi, depois de servir como seu chefe de gabinete quando o atual presidente era líder do partido na província de Zhejiang entre 2004 e 2007.

Zhao Leji

O ex-líder do principal organismo de combate à corrupção do partido permanece no Comitê Permanente e foi promovido ao número três da hierarquia partidária.

O administrador experiente de 65 anos foi secretário do partido em duas províncias e é membro do Politburo desde 2012.

Wang Huning

O czar ideológico de Xi e membro do Comitê Permanente foi promovido para o posto número quatro na hierarquia partidária.

Chamado de “cérebros por trás do trono”, o ex-professor universitário de 67 anos estabeleceu as linhas ideológicas para três presidentes do país e é o criador do lema de Xi “Sonho Chinês” de Xi, assim como da política externa mais assertiva do país.

Cai Qi

O atual líder do partido em Pequim foi promovido ao Comitê Permanente e assume o comando da Secretaria Geral, o que significa que administrará o dia a dia do PCC, de acordo com a lista de integrantes divulgada pela agência estatal Xinhua.

O político de 66 anos é um aliado próximo de Xi desde o período que trabalhou sob seu comando nas províncias de Zhejiang e Fujian.

Ele foi o diretor de organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em fevereiro de 2022.

Ding Xuexiang

Este integrante discreto do Politburo e assessor de Xi foi promovido ao Comitê Permanente, algo antecipado por analistas por sua presença no círculo íntimo do líder do país.

O homem de 60 anos acompanha Xi com frequência em compromissos oficiais e foi chefe do gabinete geral do Partido Comunista, mas nunca foi líder do partido em alguma província nem governador, o que indica que a nomeação é um prêmio por sua lealdade a Xi.

Li Xi

Atual integrante do Politburo e líder do partido na província de Guandong, uma potência econômica, sua nomeação para o Comitê Permanente também foi antecipada por analista.

Li, 66 anos, foi confirmado como chefe da poderosa Comissão Central de Inspeção Disciplinar, o organismo de combate à corrupção do partido, segundo a Xinhua.

Ele é considerado um confidente de Xi, que conheceu na década de 1980 depois de trabalhar como secretário de um aliado do pai de Xi, o líder revolucionário Xi Zhongxun.