10/02/2010 - 4:24
A grife francesa Lacoste tem mais de 50 lojas no Brasil e poderia ter escolhido qualquer um desses endereços para lançar sua mais recente coleção, batizada de linha Red! Mas não foi assim. A marca do crocodilo preferiu fazer uma festa em outra loja pouco conhecida do grande público e que tem apenas dois endereços no mundo.
Karina Mota: “As marcas nos procuram para que possamos dar um ar contemporâneo para seus produtos”
A Puma fez o mesmo quando lançou sua coleção com Alexander McQueen e até a tradicional Louis Vuitton já deu as caras com uma coleção de joias e outra de relógios. Eis a Surface to Air, multimarca fundada em Paris e com apenas uma filial, localizada em São Paulo. ?As marcas nos procuram para dar um ar jovem e contemporâneo para os seus produtos?, conta Karina Mota, sócia da filial da Surface to Air no Brasil.
Mas, afinal, o que ela tem de especial? Ela mistura loja, agência de publicidade, espaço de eventos, além de possuir uma grife própria vendida em 300 lojas multimarcas ao redor do mundo.
A Surface nasceu, em 2000, da união de cinco publicitários franceses que queriam criar algo que unisse marketing, arte e moda. Deu certo. Hoje, a loja só vende o que é feito exclusivamente para ela. Os preços variam de R$ 50 a R$ 1,5 mil. O trabalho se parece com o da também francesa Colette, que realiza uma espécie de curadoria na escolha dos produtos vendidos.
Peças únicas: a loja da Surface to Air vende roupas desenhadas por celebridades,
como os integrantes da banda americana Kings of Leon
Outra área de atuação consiste em chamar bandas e músicos para desenhar coleções. O último grupo procurado foi o americano Kings of Leon. Eles desenharam 12 peças, entre roupas e acessórios, para a Surface to Air. A empresa ainda é dona do bar aonde a cantora Madonna foi quando esteve no Brasil ? uma visita que gerou tanta publicidade que o espaço, até então sem nome, foi batizado de Bar Secreto ? e até o mês que vem a loja vai inaugurar um restaurante.
?Ao diversificar seu ramo de atuação e manter a venda de peças exclusivas, a Surface to Air consegue fazer com que o público se identifique com a loja. Mas é preciso que se trabalhe as marcas e os serviços de forma independente, para não perder o foco do negócio?, aponta Luiz Freitas, especialista em varejo.