Nas grandes metrópoles mundiais, as grifes de luxo costumam se concentrar em endereços próximos, formando verdadeiros shoppings da sofisticação a céu aberto. É assim em Paris, Nova York, São Paulo… A experiência de comprar nesses locais é um verdadeiro mergulho no universo dos milionários. Difícil, no entanto, é reproduzir essa sensação no comércio eletrônico. No Brasil, onde as lojas virtuais já faturam cerca de R$ 6,4 bilhões ao ano (com crescimento de 45% previsto para 2007), ainda não há nenhum site voltado para a comercialização de artigos de luxo. Pelo menos até outubro, data prevista para a chegada do Glamour, cujo objetivo é reproduzir na internet o sucesso que as grifes têm encontrado no comércio tradicional. No comando da loja estarão os empresários Lincoln Franco, Marcelo Franco e Carlos André Montenegro, já com uma experiência no currículo: eles são os donos do Sacks, especializado na venda online de perfumes. Para a nova empreitada, eles investiram R$ 5 milhões e, de início, devem levar para a sua ?Daslu virtual? marcas como Dior, Versace, Constança Basto, entre outras dentro dos segmentos de moda, acessórios, etc. ?Com o Glamour o consumidor poderá comprar produtos de qualidade com rapidez e segurança?, explica Lincoln.

R$ 6,4 Bilhões é o faturamento do mercado virtual no Brasil

Como convém no mercado de luxo, o Glamour também terá o seu toque de exclusividade. Durante as duas primeiras semanas, o acesso às compras será restrito a uma lista VIP de 500 clientes de uma operadora de cartão de crédito, ainda não divulgada. Antes, porém, de convencer os consumidores a trocar a badalação das butiques pela praticidade de comprar em casa, os empresários estão cuidando dos bastidores da operação. A primeira parceria fechada foi com os Correios. ?Após a compra, o consumidor irá receber seu produto num prazo de 48 horas em todo o Brasil?, promete Lincoln. Além da logística, a segurança também é uma preocupação no projeto. ?Nós implantamos programas contra fraude na internet?, relata Montenegro.

Outro trabalho prioritário foi conseguir a adesão das marcas para o projeto. A consultoria MCF Fashion, especializada no segmento de luxo, foi recrutada justamente para despertar o interesse das grifes. ?A maioria das marcas aceitou participar do projeto com naturalidade?, afirma Carlos Ferreirinha, diretor da empresa. O cartão de visitas do Glamour é o modelo da Sacks, que deu certo na perfumaria. Fundado no ano 2000, o portal atualmente está entre os dez endereços de comércio eletrônico mais acessados do Brasil, com uma média de 30 mil pedidos por mês e um crescimento de 72% ao ano. ?O Glamour terá o mesmo formato do Sacks?, declara Montenegro. O pioneirismo também funciona para atrair fornecedores. ?Trata-se de uma loja que fica aberta 24 horas por dia?, analisa Gastão Mattos, consultor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. ?É uma oportunidade para divulgarmos nossa linha premium?, comemora Marcelo Tabacchi, diretor de marketing e vendas da Faber-Castell para o Brasil. A marca, com sua coleção premium, Graf von Faber-Castell, terá à venda no Glamour produtos de qualidade, como a caneta de Grenadilla (madeira) banhada em platina. No site, a peça irá custar em torno de R$ 1,72 mil. Apenas umas das opções que o consumidor terá para desfrutar do luxo na internet.