O mercado de cervejas artesanais cresce como nunca. Dentro e fora do Brasil, centenas de rótulos produzidos em pequena escala conquistam novos consumidores, que buscam sabores únicos. Porém, a cerveja mais exclusiva do mundo, a qual poucos mortais terão acesso, talvez esteja dentro da Casa Branca. Barack Obama, atual presidente dos Estados Unidos, aprecia tanto a bebida que, no ano passado, instalou uma microcervejaria dentro da residência oficial. Feita com o mel produzido no apiário dos jardins da mansão, a cerveja de Obama tem causado tanto burburinho que, recentemente, o chefe de Estado teve de divulgar as receitas de suas criações, a Honey Ale e Honey Porter, guardadas a sete chaves pelo chef de cozinha da Casa Branca, Sam Kass, pressionado por uma petição online que reuniu 12 mil assinaturas. 

 

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A loira do presidente: a cerveja Honey Ale é a preferida de Barack Obama, elaborada

na casa branca sob os cuidados de Michelle

 

Fotografado frequentemente com cerveja, Obama não faz questão nenhuma de esconder sua afeição pela bebida, em particular pela produzida na Casa Branca. “Posso falar por experiência: ela é muito saborosa”, afirma Obama. A verdade é que a ligação da cerveja artesanal com presidentes americanos é antiga. George Washington (1732-1799) e Thomas Jefferson (1743-1826), dois dos chamados pais fundadores dos Estados Unidos, por exemplo, eram conhecidos por produzirem a bebida em suas próprias casas. A diferença é que Obama é o primeiro político a ter a sua própria cerveja elaborada dentro da Casa Branca. “Faz parte do perfil dele”, diz Luciano Deos, CEO da consultoria GADLippincott’. 

 

“O presidente é moderninho, ligado a assuntos como mídias digitais e sustentabilidade.” O mel, ingrediente especial da cerveja de Obama, é produzido sob os cuidados da primeira-dama, Michelle. É ela que cuida pessoalmente também de sua horta orgânica de 102 metros quadrados, que produz mais de 50 tipos de frutas, verduras e legumes, entre eles morango e batata. Michelle, inclusive, já demonstrou interesse em adquirir uma propriedade em território americano para produzir mel e cerveja, depois da aposentadoria do marido. Mas os integrantes da família Obama não são os primeiros poderosos a entrar na onda da sustentabilidade quando o assunto é mel. 

 

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Segredo de estado: o chef de cozinha da Casa Branca, Sam Kass,

foi o responsável por esconder, até agora, as receitas secretas de Obama

 

Coincidência ou não, a grife de luxo francesa Louis Vuitton – pertencente à holding LVMH – e até mesmo a casa de concertos parisiense Ópera Garnier têm atrelado seus nomes à produção do néctar das abelhas. A iniciativa da Louis Vuitton é mais simbólica do que a da Ópera Garnier (que comercializa o pote de 125 ml por € 15 euros), uma vez que a luxuosa marca não pretende seguir o viés comercial – o que, por enquanto, também não faz parte dos planos do presidente americano. “Independentemente se você é uma pessoa física ou jurídica, conectar-se a uma causa sustentável é sempre bom para a imagem”, afirma o consultor Deos, da GADLippincott’.

 

O tititi continuou mesmo depois que Barack Obama e Sam Kass divulgaram a receita secreta das duas cervejas. John Hickenlooper, governador do Estado americano de Colorado, por exemplo, criticou a quantidade de mel usada na Honey Ale e na Honey Porter. “Ainda não tive a oportunidade de experimentá-la, mas acredito que ela tem mel em excesso na composição”, disse o político, ao tomar conhecimento da lista de ingredientes da cerveja. Até mesmo o jornal The New York Times chamou um mestre cervejeiro para testar a cerveja do presidente. “O mel dá um toque especial à bebida”, disse Garrett Oliver ao matutino. “Sugiro até que eles, que cultivam os próprios alimentos, façam uma cerveja inteiramente com ingredientes da Casa Branca.” Saúde!

 

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