Para a catarinense Duas Rodas, líder nacional na fabricação aromas e produtos para a indústria de alimentos e bebidas, não existe tempo feio: dona de um faturamento de R$ 663 milhões, no ano passado, a empresa de Jaraguá do Sul, comandada pelo CEO Leonardo Fausto Zipf, registrou um crescimento de 25% em suas receitas, no primeiro quadrimestre de 2016. 

“Mesmo diante das adversidades enfrentadas pelo País, temos conseguido atingir as metas e desafios, mantendo um crescimento acelerado dos negócios”, afirma Zipf, que prevê um crescimento de 15% nas vendas em 2016.

Embalada pelo desempenho do começo do ano, a empresa não tirou o pé do acelerador. Até o fim do ano, de acordo com o CEO, serão investidos R$ 44 milhões no Brasil e no Exterior. Internamente, a ideia é ampliar da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde se instalou com a aquisição da Mix Indústria de Produtos Alimentícios, em 2015, e construir um Centro de Inovação. “Numa área maior vamos aumentar o portfólio desenvolvido pela Mix, especializada nas linhas de confeitaria e chocolateria”, diz.

Outra parte dos recursos será destinada à expansão internacional da companhia, com foco na América Latina. O Grupo, que inaugurou novas instalações da unidade de Buenos Aires, na Argentina, no ano passado, está construindo um novo prédio para a fábrica de Santiago, no Chile, e ampliando a de Medelin, na Colômbia. Com operações também no México, a Duas Rodas criou recentemente uma diretoria de negócios internacionais, encarregada de executar a estratégia de expansão no mercado externo. 

Atualmente, as vendas lá fora representam 12% do faturamento total da empresa, mas essa participação deve chegar a 20% até dezembro, turbinada pela desvalorização do real diante do dólar. “Neste ano, devemos aumentar em 63% as receitas provenientes do exterior”, afirma Zipf.