PARA A EMPRESÁRIA VERA Simão, 60 anos, a foto ao lado é histórica. ?É a primeira vez que as pessoas vão me ver segurando um buquê de noiva?, revela. Ela, de fato, nunca se casou, apesar de pensar no tema 24 horas por dia. Não à procura de um bom partido, mas sim organizando casamentos. Com 20 anos de experiência no ramo, Vera se orgulha das celebrações que organizou. Em sua lista estão os casamentos do empresário Marcelo de Carvalho, sócio da emissora Rede TV!, com a apresentadora Luciana Gimenez; de Carlos Jereissati, dono do Grupo La Fonte e da Rede de shoppingcenters Iguatemi, com Iara Coelho, ex-miss Minas Gerais; da apresentadora Ana Maria Braga, com Marcelo Frisoni, entre outros. ?Tratase de um mercado que realiza 900 mil cerimônias por ano e movimenta R$ 8 bilhões no Brasil?, contabiliza Vera, dona de uma empresa de eventos que leva o seu nome.

Na última semana, Vera foi ainda mais comentada. Não é para menos. Ela organizou a Casar, feira anual voltada ao setor de casamentos, que durou do dia 15 a 18 de maio, na Daslu, em São Paulo. ?O segredo do sucesso nesse ramo está na confiança e na propaganda boca a boca?, completa. E isso, definitivamente, não falta para ela.

Os casamentos organizados por Vera são conhecidos como produções holly woodianas. Na cerimônia de união de Ana Maria Braga com o empresário Marcelo Frisoni, por exemplo, Vera e sua equipe transformaram o tríplex de dois mil metros quadrados da apresentadora, localizado em São Paulo, em um espaço de festas para 250 pessoas.

São operações que necessitam de logísticas de guerra. Só a festa de casamento do empresário Marcelo de Carvalho, da Rede TV!, com a apresentadora Luciana Gimenez, em Ilha Bela, no litoral norte de São Paulo, consumiu 450 quilos de gelo e 17 caminhões foram usados para transportar 45 toneladas de material. Nem a chuva atrapalhou o evento de 280 convidados que foram transportados em carrinhos de golfe durante o temporal. Uma estrutura desse porte não sai por menos de R$ 200 mil. ?As cerimônias chegam a custar até R$ 1,5 milhão?, destaca a empresária. ?O céu é o limite?, reforça. Um exemplo disso foi a celebração do matrimônio do empresário Carlos Jereissati com Iara Coelho. O evento que foi realizado no Grande Hotel de Araxá, em Minas Gerais, durou três dias e reuniu 400 convidados. Todos, com direito a hospedagem e refeições inclusas. Detalhe: as diárias vão de R$ 293 a R$ 735 por pessoa.

Há sete anos, experiências como essas fizeram o negócio de Vera Simão crescer. Hoje, além das festas, a empresária ministra palestras sobre o tema e também organiza a badalada Casar desde 2002. Lá, durante quatro dias, cerca de 100 expositores disputaram a atenção de aproximadamente oito mil pessoas. ?A oportunidade é ótima. Os casamentos representam 50% de nossas vendas?, comemora Angelo Salton, diretor presidente da Vinícola Salton e um dos expositores no evento. ?Aproximar-se do consumidor entre 25 e 30 anos de idade é uma estratégia de nossa marca?, destaca Jerome Cadier, diretor de marketing da Brastemp, uma das patrocinadoras do evento.