No início de 2011, foram registradas 14 ocorrências de apagões em diferentes regiões do Brasil. O maior impacto foi no Nordeste, prejudicando 53 milhões de pessoas. As justificativas se perdem entre os responsáveis: o governo e as companhias. A questão mais grave é a falta de planejamento. De um lado, os culpados são punidos com multas irrelevantes e ignoram todas as soluções imediatas. Do outro, os clientes lesados pagam tarifas altíssimas por um serviço falho e sem perspectiva de melhora a curto prazo. Será que a luz no fim do túnel também se apagou? 

 

 

1 – Negócios

IPO

 

A rede de fast-food Habib’s, de Alberto Saraiva, prepara seu IPO. Deve acontecer no segundo semestre deste ano. A Camil, maior distribuidora de arroz da América, e a IMC, holding de alimentação do fundo de pri-vate equity Advent, seguem na mesma trilha. Otimista, a BM&FBovespa acredita que 2011 será o ano com maior volume de aberturas de capital da história do Brasil.

 

6.jpg

 

 

2 – Expansão

Portuguesa

 

O grupo Bela Sintra está em expansão acelerada. Em maio, o tradicional restaurante Bela Sintra desembarca em Brasília. Antes, em abril, abrirá em Alphaville um novo restaurante Trindade. Essa unidade funcionará como franquia, já com a expectativa de alcançar 20 casas distribuídas pelo Brasil. 

 

 

3 – Viagens

Boas-vindas à boliviana!

 

No final do mês de março, a Bolívia será um novo destino oferecido pela operadora CVC. A companhia, que movimenta o turismo nacional e internacional, dá  a notícia em grande estilo. Vai privilegiar todos os clientes com opções de viagens para dois roteiros belíssimos e diferenciados às cidades de La Paz e Santa Cruz. As saídas estão previstas a partir de junho. 

 

2.jpg

 

 

4 – On top

Na preferencial

 

A Honda quer entrar para o Top Five do mercado de automóveis, com o New Fit. Entre os favoritos da marca, em 2010, o veículo bateu 90 mil vendas desde o seu lançamento. Outro destaque é o Honda CR-V, o crossover com mais de 18 mil unidades emplacadas, cerca de 67% a mais do que em 2009.

 

4.jpg

 

 

5 – Marketing

Brasil é a “bola da vez” 

 

A Diageo tem o Brasil como alvo de crescimento neste ano. Por isso, dobrou os investimentos no Johnnie Walker, que lidera a categoria scotch whisky por aqui. Os fãs agradecem e correspondem. A subsidiária nacional está se tornando benchmark mundial com o Whisky Day. Às quintas-feiras, a dose e a garrafa de Johnnie Walker Red Label são vendidas a preços mais acessíveis em 200 bares no País.

 

3.jpg

 

 

6 – Regulamentação

Excesso

 

O excesso de regulação impede o desenvolvimento ainda maior da economia do Brasil. O economista Rodrigo Constantino apontou, em encontro com empresários do LIDE Sul, que o custo direto da burocracia é da ordem de 3% do PIB nacional e que as empresas despendem 2,6 mil horas por ano com demandas burocráticas e tributárias. Conta paga pela iniciativa privada. Até quando?

 

 

7 – Investimento

Escasso

 

O economista e coordenador do Movimento Brasil Eficiente, Paulo Rabello de Castro, em encontro com empresários, na região Sul, comentou que o Brasil precisa aumentar o percentual de investimento em infraestrutura para 25% do PIB e reduzir a carga tributária de 40% para 30% do PIB, nos próximos dez anos. Nos níveis atuais, o País não está preparado para concorrer com as nações que serão as gigantes da economia no século XXI, como as asiáticas. Quando começará?

 

 

8 – Crescimento

Mercado Pago  

 

Com a nova sede recém-inaugurada em Alphaville, na Grande São Paulo, o Mercado Livre traz novidades. O CEO e fundador Marcos Galperin anunciará os resultados da plataforma de pagamentos online MercadoPago. A área dobrou de tamanho em 2010, superando a marca de 6,7 milhões de transações realizadas, com volume de pagamentos de US$ 697,5 milhões no Brasil, Chile, México, Argentina, Colômbia e Venezuela.

 

5.jpg

 

 

9 – Destino

Four Seasons Hotel London Park Lane

 

O empreendimento cinco-estrelas, localizado na área central da capital inglesa, foi renovado. A reforma apresenta um  estilo inovador aos hóspedes. Os espaços do hotel ganharam formas modernas e arrojadas. Uma das atrações de destaque é o restaurante lounge Amaranto, que dispõe de vários ambientes. No 10º andar do edifício, o spa projetado com um conceito exclusivo oferece vista panorâmica de 360 graus para o Hyde Park. O hotel representa uma nova era da rede Four Seasons Hotels and Resorts, que completa 50 anos em 2011. Diárias a partir de 375. www.fourseasons.com

 

1.jpg

 

 

10 – Polêmica

Cadê o iPhone?

 

Quem tentou comprar um iPhone da Apple nos últimos meses, no Brasil, deu com a cara na porta. O tão sonhado mimo está em falta nas lojas das operadoras de telefonia celular, desde dezembro. Os aparelhos são produzidos na China e tudo indica que o sumiço do produto se deu pelo fato de que os estoques existentes têm outra prioridade: a operadora americana Verizon.

 

 

11 – Objeto de desejo 

Mais caro do mundo

 

Sem previsão de chegar ao Brasil, o Ulysse Nardin’s Chairman Diamond Edition é o mais caro smartphone já vendido no mundo. Em edição limitada (apenas 100 unidades), o mo-delo é feito em ouro branco 18k, com dois mil diamantes lapidados. O preço da exclusividade? Mais de 99 mil libras, quase R$ 267 mil. Para poucos.

 

8.jpg

 

 

12 – Entrevista

 

7.jpg

Julio Vasconcellos, presidente do Peixe Urbano

 

O site de compras coletivas Peixe Urbano, idealizado pelo jovem empreendedor Julio Vasconcellos, em 11 meses de operação vendeu três milhões de cupons de ofertas. Esse mercado movimentou cerca de R$ 100 milhões, em 2010, no Brasil. Neste ano, deve chegar a R$ 1 bilhão, com meta de atingir um em cada dois internautas no País. Confira a entrevista com o presidente do Peixe Urbano. 

 

De que forma são controladas a qualidade e os acessos ao site?

O entendimento da necessidade dos clientes e parceiros é cultivado diariamente, inovando as ofertas. O número de acessos chega a 20 milhões por mês e o de cadastrados, em feve-reiro, atingiu a marca de sete milhões.

 

O modelo de negócio do Peixe Urbano entre os parceiros pode ser considerado um investimento de marketing de guerrilha?

É um investimento de marketing por perfor-mance. Em nosso negócio, recebemos apenas após o resultado. O site apresenta o estabelecimento e aproxima o usuário de um produto ou serviço, e o parceiro tem a chance de ganhar novos clientes. O anunciante recebe comissões de até 50% por venda e o cliente, descontos que chegam a 90%.

 

A segmentação de sites destinados a um tipo de serviço específico será uma tendência?

A fase da segmentação virá, mas é pouco estimulante. O atraente deste trabalho é um fator surpresa, a variedade e a agilidade da compra. Ninguém sabe o que chegará por e-mail e fica curioso. No modo segmentado, todos sabem que no restaurante ou no hotel publicado haverá promoções fixas.

 

 

Aprovado

 

Luzes ao alto - O Cristo Redentor com 300 projetores de LED celebra os 446 anos do Rio. A arte de Peter Gasper economizará 

95% de energia.

 

Reprovado

 

Ditadura - A Líbia foi excluída, por unanimidade, pela Assembleia-Geral da ONU. O país deixa de ser membro do Conselho de Direitos Humanos do  organismo devido ao uso da violência pelo governo líbio na repressão aos protestos antigoverno.

 

 

“No meio de toda dificuldade encontra-se a oportunidade”. Albert Einstein

 

 

Com Cris Ferreira e Daniela Filomeno