Pesquisa da Serasa Experian aponta retração de 3,5% na busca de empresas por crédito no primeiro semestre de 2023, na comparação anual. Apesar da leve reação da economia e destrave do consumo, a baixa procura por crédito, segundo Luiz Rabi, economista da consultoria, é a expectativa de redução da Selic.

De acordo com ele, as atuais condições para obtenção de crédito, com a taxa básica de juros em 13,75%, tornam sua procura pouco atraente, ainda que haja demanda represada. “Conforme a economia melhorar e os juros baixarem, será possível enxergar uma retomada no indicador.”

Entre os empresários que buscaram crédito, a categoria que engloba financeiras, setor primário e terceiro setor registrou alta de 10,3%. Em seguida, está o setor de comércio, com alta de 0,8% no acumulado dos últimos seis meses. A indústria, por sua vez, teve queda de 2%. Já o setor de serviços teve queda expressiva de 7,2% no indicador e segurou o índice, reflexo também das incertezas trazidas pela Reforma Tributária.

No recorte por porte, as grandes e médias tiveram alta nas buscas pela demanda de crédito (+15,7% e +3,3%, respectivamente). As pequenas, por outro lado, apresentaram queda de 3,8% em um ano. Para formar o indicador, a Serasa Experian usa uma mostra com 1,2 milhão de CNPJ e não necessariamente representam empresas que obtiveram o crédito solicitado.