24/10/2012 - 21:00
Cook x Ballmer: Quem vai rir por último?
Numa jogada sagaz, a Apple vai revelar o seu iPad Mini no dia 23 de outubro – só dois dias antes do anúncio mais importante da sua rival histórica, a Microsoft, em décadas. No dia 25, Steve Ballmer (à dir.), da Microsoft, irá fazer o lançamento oficial do tablet Surface, bem como do novo Windows 8, em Nova York. Mais do que dividir a atenção da mídia – e dos consumidores –, Tim Cook (à esq.), o CEO da Apple, quer manter a supremacia no mercado de tablets, com um iPad menor e mais barato. Já para Ballmer, o desafio é maior. “O que está em jogo aqui é fazer a Microsoft voltar a ser relevante em seu mercado”, resumiu Carolina Milanesi, analista da Gartner.
A briga promete ser boa.
Nokia em alta
A fabricante finlandesa de celulares registrou prejuízo de US$ 754 milhões no terceiro trimestre deste ano. Ainda assim, acredite, o resultado animou os investidores. As ações da empresa subiram quase 10% após o anúncio dos resultados negativos. A explicação: apesar do prejuízo, os analistas previam números ainda piores. Além disso, a expectativa pelos novos Lumias só tem feito crescer nas últimas semanas.
O novo LinkedIn
A maior rede social profissional do mundo, com quase 200 milhões de usuários cadastrados, anunciou uma ampla mudança no design dos perfis dos seus membros. O novo layout tem o objetivo de tornar mais fácil contar sua história profissional, encontrar contatos úteis e oportunidades de trabalho. Por aqui, a empresa avaliada em US$ 12 bilhões, na Nasdaq, divulgou ainda que acaba de superar a marca de dez milhões de usuários brasileiros.
Duro de hackear
A russa Kaspersky, conhecida por seus antivírus, trabalha em seu próprio sistema operacional. A empresa, porém, não mira os PCs nem os smartphones. O software será para máquinas de controle industrial, como de grandes empresas e serviços de infraestrutura. Ao anunciar a novidade, o presidente da empresa Eugene Kaspersky se apresentou como uma versão digital do protagonista do filme “Duro de Matar”.
Exercite-se jogando videogame
A Ubisoft lançou a quarta edição do jogo Just Dance. O game, tricampeão de vendas natalinas, desde 2009, exige que os usuários façam coreografias. Just Dance dá pontos se o jogador estiver fazendo tudo corretamente. A principal novidade é o aprimoramento do “Just Sweat”, modo em que o jogador mensura o quanto de exercício está fazendo.
Resposta instantânea
Qual o futuro do marketing digital?
A televisão conectada parece ser uma plataforma muito interessante. Nos EUA, já há algumas experiências interessantes com programas esportivos, que têm espectadores dispostos a interagir bastante. O celular também parece ter bastante potencial ainda, principalmente como meio de pagamento.
Josh Karpf, diretor global de mídias sociais da PepsiCo, fala sobre
as tendências do marketing digital
A PepsiCo é uma das maiores anunciantes do Twitter. Por quê?
O Twitter tem sempre uma ótima adesão, em todos os países. O Facebook varia bastante, mas o Twitter é constante. Essa plataforma exige que a marca seja relevante e reaja em tempo real, além de ser fácil de distribuir o conteúdo.
É difícil articular uma estratégia de mídia digital global?
Sempre sabemos o que funcionou e o que não funcionou em outros lugares. Claro que respeitamos cada aspecto de um país. Por exemplo, o slogan “Pode ser Pepsi?” é uma campanha local, que usamos nas mídias sociais. Temos um guarda-chuva global adaptável ao mercado local.