O que você seria capaz de fazer para ficar com a aparência mais jovial? Estaria disposto a usar cremes com ingredientes nada usuais, como caviar e até veneno de cobra? Com foco nos consumidores abonados que procuram produtos diferenciados, é nesse tipo de cosmético que as grifes internacionais da indústria da beleza têm investido muitos milhões de dólares em pesquisa nos últimos tempos. A suíça La Prairie, por exemplo, comemora neste ano o 25º aniversário de uma de suas linhas de maior sucesso, a La Collection Caviar. Os itens compostos com a iguaria gastronômica da companhia são famosos pela ação anti-idade e pelos preços tão despropositados quanto suas matérias-primas – o kit de ampola de tratamento para a pele do rosto sai por R$ 2,4 mil no País. 

 

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A fonte da juventude: as propriedades hidratantes e antioxidantes

do caviar estimulam o rejuvenescimento da pele, segundo

a fabricante suíça La Prairie

 

A edição limitada, com embalagem cravejada por cristais azuis e pretos, é o carro-chefe da marca, responsável por 20% das vendas, com mais de 250 mil consumidores em todo o mundo. “É um dos cosméticos mais vendidos no mercado internacional”, diz Barbara Kern, vice-presidente de marketing da distribuidora RR Perfumes, responsável pela marca no País. “A La Prairie investe no lançamento de produtos diferenciados porque seus consumidores buscam ingredientes inovadores e fórmulas altamente tecnológicas.” O segredo do sucesso, segundo ela, está em parte no foco em um dos temas que mais preocupam as mulheres e os homens hoje em dia: o envelhecimento. 

 

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Visual jovial por mais tempo: em sentido horário, famosos como Jennifer Aniston, Eva Longoria,

Anne Hathaway, Tom Cruise, Kate Middleton e Victoria Beckham apostam em cosméticos produzidos

com ingredientes nada comuns para combater os sinais da idade

 

No entanto, a grande sacada da empresa não é ficar restrita no posicionamento do cosmético como um aliado ao combate aos sinais do tempo. A La Prairie busca se diferenciar e obtém da conexão com uma iguaria gastronômica como o caviar uma aura de luxo e exclusividade. “No aspecto mercadológico, a inserção do caviar na fórmula faz com que o cosmético tenha um valor agregado maior”, afirma Paschoal Rossetti Filho, especialista em cosmetologia. “Muitas vezes, o que deixa o produto eficaz não é o tal ingrediente exótico, mas sim toda a gama de ativos tecnológicos presentes nele.” 

 

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Dos pratos para a pele: a linha de cosméticos feita com óleo e ovas de peixe, uma iguaria

gastronômica, conquistou seguidores em todo o mundo, inclusive celebridades de Hollywood

 

A linha La Collection Caviar, por exemplo, une o extrato da iguaria com proteína de extrato de algas marinhas, ácido poliglucurônico, proteínas do trigo e aminoácidos, componentes que, juntos, são capazes de resgatar o aspecto jovem da pele. Ainda mais exóticos do que cosméticos feitos com caviar, são produtos que, de tão inusitados, geram polêmica e, às vezes, até desconfiança no mundo da beleza. O Glamoxy Snake Serum, da marca britânica Rodial, ficou famoso por ser feito a partir do veneno de cobra e, apesar do preço pouco acessível (25ml por R$ 425), é um queridinho de celebridades como as atrizes Anne Hathaway, Katie Holmes e Angelina Jolie, além das modelos Kate Moss e Naomi Campbell, que afirma utilizar o produto diariamente. 

 

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De outro planeta: produto feito com supostos cristais provenientes de Marte,

da marca Euoko, custa R$ 900

 

Já o Bee Venom by Deborah Mitchell (50 ml por R$ 425), da também britânica Heaven, usa em sua formulação a principal proteína do veneno da abelha, a melitina, e faz sucesso com a princesa Kate Middleton. Nesse vale tudo pela beleza, algumas empresas apelam até para o bizarro. É o caso da máscara japonesa esfoliante de rosto batizada de “Geisha Facial”, adorada por famosos como Victoria Beckham e Tom Cruise, que leva nada menos do que fezes de rouxinol. O procedimento, disponível no salão de beleza Shizuka, de Nova York, sai por R$ 360. 

 

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Sucesso de mercado: o Glamoxy Snake Serum, da Rodial, usado diariamente

pela modelo Naomi Campbell (à esq.), é sintetizado com veneno de cobra

 

Só é preciso tomar cuidado para não ser enganado pelo nome e gastar fortunas em ingredientes não tão exóticos assim. A marca canadense Euoko, por exemplo, comercializa um produto supostamente à base de cristais provenientes do planeta Marte pela bagatela de R$ 900. Ao ler as minúsculas linhas da embalagem, no entanto, o consumidor descobre que o cosmético, o favorito da atriz Jennifer Aniston, leva apenas cristais garimpados aqui na Terra, similares aos descobertos no chamado Planeta Vermelho.