Campanha

 

“Imagina na Copa.” Todo mundo já ouviu essa frase de alguém, provavelmente referindo-se à má infraestrutura do Brasil para receber turistas em um grande evento como a Copa do Mundo de 2014. Agora, a cerveja Brahma deu a essa frase uma conotação positiva, que serve de mote para sua nova campanha, criada pela agência Africa. No novo filme da série, que continuará até 2014, dois amigos conversam em um aeroporto abarrotado de pessoas. Quando um deles fala “imagina na Copa”, o outro pensa na chegada de mulheres lindas e de um disco voador. Para completar, o controlador de voo é o craque aposentado Ronaldo.

 

12.jpg

 

 


Agências


O renascimento do Rio

 

A agência NBS, do grupo brasileiro PPR, avança com o seu projeto para o Rio de Janeiro. Em 28 de novembro, será aberto o escritório da NBS Rio+Rio, na comunidade Santa Marta, no bairro de Botafogo, a primeira a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

 

 

 


Filmes 


Cinema no computador

 

O site de compartilhamento de vídeo Vimeo, que ao contrário do YouTube é dedicado apenas a conteúdo criado pelo próprio usuário, começou a transmitir filmes. Fiel à proposta original da plataforma, os seis primeiros deles são produções independentes e custam até US$ 9, para remunerar os cineastas.

 

13.jpg

 

 


Propaganda


Vamos ouvir essa viagem

 

O músico Seu Jorge regravou Vamos fugir, clássico do compositor baiano Gilberto Gil, especialmente para uma nova propaganda da agência de viagens CVC. No filme, criado pela Publicis Red Lions, a canção serve de fundo para uma família comum que vê a sua casa se transformar aos poucos em uma praia, começando pelo despertador, que vira um coco verde.

 

14.jpg

 

 


Bate-papo


Gilberto Strunck, fundador da DIA Comunicação 

 

A agência de marketing promocional, de estratégias de marcas e precificação do designer gráfico Strunck está há 38 anos no mercado, cuidando de contas como as de Coca-Cola e banco Santander. Ele comenta à DINHEIRO sobre as estratégias de incentivo às compras por impulso:

 

15.jpg

 

Qual é a principal diferença de um trabalho de publicidade para as campanhas de marketing nos pontos de venda?

A quantidade de campanhas por ano em tevê não costuma ser muito grande. Mas é preciso ter material de pontos de venda em quantidade gigantesca, de acordo com a ocasião e com os diferentes perfis de clientes. Se o cliente está dentro de uma padaria, na área de bolos, pode levar uma garrafa de refrigerante de dois litros para a família. Se está na parte de salgados, a mensagem deve ser para vender um copo ou latinha.

 

Como criar tantas comunicações diferentes?

Exige um estudo profundo do consumidor e do caminho que faz dentro das lojas. Exige investigações prévias, que expliquem as possíveis motivações de compra.

 

Como isso pode influenciar no consumo?

Hoje 71% das compras são decididas na hora. A pessoa pode chegar querendo comprar a marca X, mas, se uma concorrente tiver uma exposição legal e um bom preço, ele troca de produto.