28/05/2008 - 7:00
NAS ÚLTIMAS SEMANAS, duas notícias causaram clima de euforia no escritório da The Brand?s Company (TBC), empresa especializada em gestão de marcas com sede em São Paulo. A primeira: a empresa fechou, recentemente, um contrato de gestão com a marca americana de acessórios femininos Kathy van Zeeland, presente em mais de 47 países e dona de um faturamento de US$ 160 milhões. Com isso, a TBC passou a administrar um portfólio de cinco grifes internacionais, dentre elas Ecko Unlimited, Sean John, Les Filós e Anni Futuri. Com essa coleção, a expectativa de faturamento é de R$ 58 milhões. O segundo fato foi a visita ao Brasil de Brigitte Contre, vice-presidente de marketing da Ecko Unlimited nos Estados Unidos, a menina-dosolhos da TBC. A grife, voltada para os jovens adeptos do estilo hip-hop, fatura no exterior US$ 200 milhões. ?O Brasil é o nosso principal mercado na América Latina?, relata Brigitte. A importância não é menor para a TBC. ?A Ecko é nossa principal fonte de faturamento?, comemora Fernando Janeiro, gerente de marcas da TBC. Desde 2005, a marca do rinoceronte dobra seu volume anual de vendas.
Em 2007, bateu em 350 mil peças. Até 2010, algo entre 600 mil a um milhão de peças deverão ser comercializadas por ano em mais de mil pontosde- vendas espalhados pelo País.
Para se tornar representante da Ecko no Brasil e assumir a administração, fabricação e o marketing da marca, a TBC investiu R$ 7,5 milhões nos últimos três anos. ?O sucesso e o formato de gestão que adotamos para a Ecko colocou nossa empresa na vitrine. Isso atraiu a atenção das outras grifes?, explica Janeiro. A confirmação disso está na chegada da Kathy van Zeeland, que já possui um plano de expansão estruturado. ?A cada três meses será lançada uma coleção de 100 itens, entre bolsas e carteiras?, prevê o executivo. Os produtos serão comercializados em 200 lojas multimarcas. ?Até 2010, serão 500 pontos-devendas?, planeja ele. ?Uma marca bem trabalhada se torna um cartão de visita para atrair a atenção de outras grifes?, analisa Hélio Mariz, sócio da consultoria FutureBrands. No caso da TBC, esse cartão tem um rinoceronte carimbado.