31/08/2005 - 7:00
Os técnicos e designers da Brastemp consomem de 12 a 15 meses para criar um novo modelo de refrigerador. Pois bem, depois de chegar ao mercado, não são necessários mais de quatro a cinco meses para que a concorrência coloque nas lojas um produto semelhante e, assim, retire dela a vantagem da inovação. ?É como disputar uma maratona com velocidade de uma prova de 100 metros rasos?, compara Jerome Cadier, gerente geral da marca Brastemp. ?Nunca se garante uma dianteira confortável em relação aos competidores.? Desde o final do ano passado, porém, a Multibras, dona das marcas Brastemp e Consul, parece ter conquistado uma distância razoável de seus concorrentes, com o lançamento do Brastemp You, o primeiro refrigerador personalizado do mundo. Graças a ele, o consumidor pode montar seu próprio produto, escolhendo cores, prateleiras, acessórios e compartimentos de acordo com sua necessidade e desejo. No total, são possíveis 19 mil diferentes combinações, incluindo versões bicolores. ?Entregamos uma caixa de chapas de aço vazia para o consumidor e ele deixa sua criatividade rolar?, afirma Humberto Barros Silva, diretor de manufatura da fábrica da empresa, em Joinville (SC), onde o You é montado.
O You (por que não, ?Você??) é um produto de nicho, feito sob encomenda e disponível no tamanho de 480 litros. Sua participação no total de vendas da companhia nunca passará de um dígito, segundo Cadier. Mesmo assim, antes de lançar o conceito no mercado, a Brastemp promoveu uma reviravolta em todo processo de venda, produção e entrega. ?É como se criássemos uma empresa virtual para o Brastemp You?, afirma Silva. A compra, por exemplo, só pode ser realizada no site da empresa. Ali, o consumidor escolhe cada item e o agrega ao produto e ao preço final ? varia de R$ 3,2 mil a R$ 4,8 mil, cerca de 10% a 15% superior ao ?normal?. Não é necessário concluir a compra de uma só vez. O consumidor pode armazenar sua ?criação? e voltar a ela para fazer alterações. Caso haja dúvidas a respeito da cor (na tela do computador, as tonalidades nem sempre são fiéis), a Brastemp envia para sua casa pequenas placas de aço pintadas.
A equação mais complexa, porém, encontrava-se dentro da fábrica. A Brastemp oferece 570 modelos de refrigeradores padronizados. Cada um deles está vinculado a um código no sistema de produção. ?Era impossível acrescentar outros 19 mil códigos no programa?, afirma Dácio Sampaio Filho, gerente de e-business da Multibras. ?O sistema não suportaria.? Assim, só foram criados quatro novos códigos: dois para a voltagem (127 ou 220 volts) e dois para ter ou não ter o filtro de água na porta. ?Os demais itens são escolhidos em um arquivo separado, anexado ao pedido?, diz Sampaio.
Vencida essa etapa, a dificuldade seguinte apareceu no chão de fábrica. Em uma linha de montagem automatizada e massificada, com capacidade de despejar 20 mil unidades por dia, como fabricar um refrigerador específico sem emperrar o fluxo de produção? Aí surgiu a figura do operador especializado, logo batizado internamente de babá do You. O posto foi entregue a Dales Feitoza, um auditor de qualidade detalhista e cuidadoso. O refrigerador entra e sai da linha por ordem de Feitoza. Em cada ponto, ele indica ao montador os itens encomendados pelo cliente ? alguns, como prateleiras para vinho e separador de legumes só estão disponíveis para o You. E assim segue até o final, numa espécie de linha paralela artesanal. O refrigerador personalizado é identificado por um nome, escolhido pelo próprio cliente no ato da compra. Há desde os óbvios, como o sobrenome do comprador, até sugestivos apelidos como ?lindinha?. Recentemente um produto chamou a atenção de Feitoza. Era um refrigerador de 480 litros bicolor (prata e vermelho) com o codinome Marinho ? pertencia ao empresário Roberto Irineu Marinho, da Rede Globo.