Pegue grandes nomes do esporte de elite mundial, acrescente uma pitada de glamour com astros de Hollywood e some isso a um produto de alta tecnologia. No mundo da relojoaria, são raras as marcas que sabem usar a fórmula de sucesso com maestria. Nesse terreno, a suíça Tag Heuer dita a hora. Com faturamento estimado em US$ 750 milhões, ela é hoje celeiro de inovações e de garotos propaganda internacionalmente célebres. ?Em ocasiões formais, as pessoas preferem usar um Patek Philippe, e nos momentos de lazer e esporte adoram levar no pulso um legítimo Tag?, diz Liberato Chiovitti, especialista em relógios de luxo. Essa imagem esportiva aliada ao glamour ganha cada vez mais espaço no Brasil. Enquanto no mercado latino-americano a média de crescimento atinge uma taxa de 15% ao ano, os ponteiros do consumo no País têm marcado 20% de incremento. ?O mercado brasileiro tem se mostrado muito promissor?, diz Philippe Alluard, presidente da Tag Heuer para a América Latina e Caribe. ?Atualmente estamos em 38 pontos de venda e até o fim do ano estaremos em 40?.

O que tem feito as vendas da Tag crescerem no País é a estratégia de marketing. Ela tem como garotos propaganda personalidades como o golfista Tiger Woods, a bela tenista Maria Sharapova e o piloto de Fórmula 1 Kimi Raïkkönen. Por aqui, patrocina eventos de elite como o Golf & Pólo Day. No exterior, comanda todo o sistema de cronometragem da Fórmula Indy e da famosa regata America?s Cup. Além disso, estrelas como Brad Pitt e Uma Thurman assinam campanhas para a marca. Isso faz com que tantos os homens como as mulheres desejem os relógios que custam, em média, US$ 1,5 mil. Atualmente, o público feminino representa 35% do faturamento da empresa. Mas os executivos pretendem aumentar essa participação para 45% do total das vendas nos próximos três anos. Para quem tem a bela Maria Sharapova e a estonteante Uma Thurmam como os principais cartões de visita, não será tarefa difícil.

A boa tacada da marca
O Golf Watch, criado por Tiger Woods, chega em dezembro e custará R$ 5,8 mil

Pulseira em borracha para se adaptar a qualquer pulso

Caixa: produzida em titânio e aço inoxidável, pesa apenas 55 gramas