29/02/2012 - 21:00
Marca
Passados a animação e o agito do Carnaval, a rede de franquias Touch Watches lança uma nova coleção de relógios assinada pela cantora baiana Claudia Leitte. O investimento da empresa no lançamento foi de R$ 1,2 milhão e o contrato com a cantora vale por três anos. Os primeiros quatro modelos vêm em seis opções de cores cada um e custam entre R$ 159 e R$ 259. Lançados durante o Carnaval de Salvador, eles chegarão aos pontos de venda da rede de origem carioca em abril. Não é a primeira iniciativa da Touch com músicos populares. Em 2011, a empresa já havia criado uma linha com o grupo de rock teen Restart.
Marketing
Ultra promoção
Uma campanha da fabricante de chips Intel agitou pontos conhecidos de Los Angeles. Um grupo de 60 jovens com laptops Ultrabook juntavam as telas para formar uma espécie de outdoor ambulante. As imagens criadas brincavam com o contexto de cada local, como escrever a palavra “táxi” para ajudar as pessoas a conseguir parar um carro e indicar uma manobra para um skatista realizar.
Filme
Altíssima definição
O filme com mais alta definição já feito no Brasil pode ser conferido na edição de março da revista seLecT, da Editora Três, que publica a DINHEIRO. Ela traz um óculos 3D para que os leitores vejam imagens da produção tanto na edição impressa quanto pela internet e em tablets, em uma ação da AgênciaClick Isobar. Captado em três dimensões com uma câmera que produz imagens com definição de cinco milhões de pixels, o ensaio da escola de samba carioca Mangueira foi filmado pela cineasta Jane de Almeida.
Tevê
Parceria desafinada
A busca do grupo Abril por um comprador para a MTV Brasil se intensifica à medida que o fim do contrato de licenciamento da marca com a Viacom, dona da MTV, previsto para este ano, se aproxima. A demissão de 34 funcionários no começo de fevereiro foi interpretada como uma forma de deixar as contas mais atraentes. Até o fechamento do canal é considerado. Procurada, a Abril informou que não comentaria o assunto.
Entretenimento
Tudo a ver com eventos
A Globo assumiu o controle da Geo Eventos. A joint venture que a rede de tevê do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, mantinha com a gaúcha RBS foi desfeita de forma amigável, segundo as duas empresas. Na divisão, a RBS, retransmissora da TV Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ficou com a participação que a Geo detinha na empresa de eventos corporativos HSM.
Bate-papo
Fábio Wolff, fundador da Wolff Sports & Marketing. Intermediário de contratos de patrocínio entre empresas e os quatro grandes clubes de futebol de São Paulo (Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians), o empresário fala sobre os negócios da bola neste começo de 2012:
Como está o mercado de marketing esportivo?
Vivemos ainda o efeito Ronaldo. Sua volta ao Brasil em 2009 ajudou os times a conseguir contratos maiores e os jogadores a obter participações nos negócios. Em 15 anos na área, nunca vi o mercado tão aquecido.
Os clubes têm dificuldade de manter os valores dos contratos de 2011?
Os valores chegaram ao topo, até porque o Corinthians conseguiu um dos seis mais valiosos patrocínios de camisa do mundo. Mas não vamos ver de novo, por enquanto, uma empresa pagar R$ 38 milhões, como fez a Hypermarcas com o time paulista.
Algum jogador atual desperta o interesse das marcas como o Ronaldo?
O Neymar é um fenômeno. Tem um jeito descolado e é bom para falar com todos os públicos. Os jogadores não costumam se expressar bem. Vai demorar para aparecer um outro como ele.