31/03/2023 - 0:40
Você realmente quer viver para sempre? O futurista Ray Kurzweil previu que os humanos alcançarão a imortalidade em apenas sete anos.
O cientista da computação de 75 anos e ex-engenheiro do Google, que recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia em 1999 e foi incluído no National Inventors Hall of Fame em 2002, fez essa previsão chocante – e muitas outras – nas últimas décadas.
+ ‘Devolvam a minha juventude’: estudantes lideram protestos na China
Agora, com a aproximação da data predestinada, os comentários de Kurzweil sobre a imortalidade ressurgiram em uma série de duas partes no YouTube do vlogger de tecnologia Adagio.
Kurzweil profetizou com precisão conquistas tecnológicas no passado – incluindo o uso generalizado de laptops e a vitória de um computador IBM sobre o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov – inspirando um culto de seguidores entre outros pensadores do futuro.
Os novos vídeos de Adagio, que acumularam coletivamente mais de 87.000 visualizações, revisitam as afirmações que Kurzweil fez neste livro de 2005, “The Singularity Is Near”, no qual ele previu que a tecnologia permitirá que os humanos alcancem a vida eterna até 2030.
“2029 é a data consistente que previ para quando uma IA passará por um teste válido de [Alan] Turing”, disse Kurzweil ao Futurism em 2017 – referindo-se a experimentos que desafiam os computadores a pensar como nós – “e, portanto, atingir níveis humanos de inteligência”.
“Estabeleci a data de 2045 para a ‘Singularidade’, que é quando multiplicaremos nossa inteligência efetiva por um bilhão ao nos fundirmos com a inteligência [artificial] que criamos.”
Kurzweil sugeriu anteriormente que, em menos de uma década, os humanos terão criado tecnologia para combater o envelhecimento e as doenças com robôs microscópicos , enviados para reparar nossos corpos em nível celular. E, de fato, os engenheiros médicos estão trabalhando rapidamente nesses robôs de combate a doenças.
Ele também afirma que essa nanotecnologia permitirá que as pessoas comam o que quiserem enquanto permanecem magras e energizadas.
“Nanobots no trato digestivo e na corrente sanguínea extrairão de forma inteligente os nutrientes precisos de que precisamos, solicitarão os nutrientes e suplementos adicionais necessários por meio de nossa rede local sem fio pessoal e enviarão o restante dos alimentos que ingerimos para serem eliminados. ”, sugeriu Kurzweil em um post de blog de 2003.
Embora as previsões de Kurzweil pareçam um pouco exageradas para alguns, muitas de suas afirmações anteriores se tornaram realidade.
De fato, em 2010, o cientista afirmou em um relatório de sua autoria (presumivelmente também servindo como seu próprio verificador de fatos) ter atingido uma taxa de precisão de 86% com 147 previsões que ele fez na década de 1990.
Entre uma longa lista, ele previu com precisão que os consumidores poderão criar suas próprias roupas com medidas precisas e requisitos de estilo de seus computadores domésticos em 1999; que o melhor jogador de xadrez do mundo perderia para um computador em 2000; que as pessoas usariam principalmente computadores portáteis, em uma ampla gama de tamanhos e formas, até 2009; e que a maior parte do mundo teria acesso sem fio à Internet de banda larga o tempo todo até 2010.
Enquanto isso, bilionários do Vale do Silício, incluindo Peter Thiel e Jeff Bezos, apostaram muito nas previsões de Kurzweil, dedicando suas carreiras ao desenvolvimento de tecnologia que permitirá que os humanos vivam até as centenas.