Responda rápido: qual a nacionalidade da fabricante de automóveis Subaru? Ficou na dúvida? Pois você não é o primeiro e certamente não será o último brasileiro a fazer esse tipo de confusão. Não é para menos: há dois anos os carros da Subaru ? ela é japonesa ? vêm sendo vendidos lado a lado com os modelos da coreana Hyundai. Isso acontece porque as duas marcas são distribuídas no Brasil pelo grupo Caoa, que, para economizar, usa as mesmas lojas para vender os carros de ambas as fabricantes. O problema é que com essa mistura nem Subaru nem Hyundai criaram uma identidade própria. Ficaram sem foco. E quem mais perdeu foram os japoneses, porque, se o consumidor acha ?tudo a mesma coisa?, a tendência é ficar com a mesma coisa mais barata ? no caso, os modelos da Hyundai. Como os resultados dessa tática equivocada começaram a pesar no balanço, a Subaru resolveu mudar. ?A marca continuará sendo distribuída pala Caoa, mas terá um corpo de executivos e rede de lojas só para ela?, conta Hideki Oshiro, o novo diretor-geral da Subaru no Brasil. ?Vamos separar tudo, dos pontos de venda à manutenção?, completa ele.

Isso quer dizer que a marca está abrindo mão de seu espaço ao lado da Hyundai nas revendas, e que terá lojas próprias daqui para frente. A primeira delas, onde a clientela tem internet, tevê a cabo e sala de estar à disposição, acaba de ser inaugurada em São Paulo. Custou R$ 500 mil. Outras serão instaladas em Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte. O objetivo, diz Oshiro, é dobrar as vendas da Subaru no Brasil até o final do ano. Em 2001, 200 unidades foram comercializadas, gerando uma receita de R$ 16 milhões.

Marketing. Otimista apesar das oscilações do dólar, o executivo acredita que até 2006 estará vendendo 3.600 veículos ao ano. ?Nunca fomos e não queremos ser uma companhia de grandes volumes. Estamos centrados num único padrão de consumidor, o da classe AA.? Para atrair esses endinheirados, que podem pagar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil por carros como Forester, Legacy e Impreza, a Subaru vai abusar do marketing. Também trará ao mercado nacional os seus produtos licenciados, como jaquetas, bolsas, camisas. Tudo será fabricado no País. Por enquanto, fora do Japão, essas mercadorias só podem ser encontradas na Inglaterra.