26/09/2022 - 3:59
No gigantesco complexo da ArcelorMittal em Kryvy Rih (sul), três de seus quatro grandes fornos estão parados, assim como a mina de ferro. Na Ucrânia, a guerra atinge duramente a indústria, o pulmão da economia nacional.
O último forno em funcionamento, uma enorme catedral de metal cercada por tubos colossais, estava em operação reduzida quando a AFP chegou. Um punhado de trabalhadores se revezam em torno de um pequeno rio de metal brilhante.
Em outro hangar neste local de 70 km2, tarugos – grandes vigas de aço – saem de uma enorme correia transportadora. Mas duas outras instalações semelhantes aguardam silenciosamente a retomada dos trabalhos.
Maior complexo “integrado” da Ucrânia, formado por uma mina de ferro e uma siderúrgica, o de Kryvy Rig é uma joia nacional, comprado em 2005 pela ArcelorMittal por 4,85 bilhões de dólares.
Seus produtos foram usados na construção do Burj Khalifa em Dubai, o arranha-céu mais alto do mundo.
Mas desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, o complexo sofreu um grande revés. Foi interrompido pela primeira vez por um mês quando as tropas russas estavam nos portões de Kryvy Rih, e depois foi retomado em um ritmo muito mais lento.
No final de agosto, a produção estava “entre 15% e 20%” da dos primeiros oito meses de 2021, segundo Artem Filipiev, vice-diretor do complexo.
– Dor de cabeça logística –
“Mantemos o local em funcionamento, essa é a nossa missão”, afirmou. Quando 2.000 dos 22.000 funcionários estão lutando no exército ucraniano e 17 morreram, “não se trata apenas de lucros”, mas de “responsabilidade social”.
No entanto, há muitos desafios para toda a indústria ucraniana em tempos de guerra. Manter suprimentos, atender clientes, entregar produtos…
“Como os portos do Mar Negro estão fechados e a indústria metalúrgica de Mariupol estava entre os principais consumidores de nosso minério de ferro, e os de Zaporizhzhia (sul) também pararam sua atividade, nossas minas de ferro estão paralisadas”, assim como “nossa empresa metalúrgica”, lamentou Serguei Miliutine, vice-prefeito de Kryvy Rig.
A ArcelorMittal Kryvy Rig, que exporta 85% de seus produtos, agora usa transporte ferroviário e fluvial para suas entregas, principalmente pela Polônia e pelo Mar Báltico, e em menor escala pela Romênia, segundo seu diretor.
Mas os custos “se multiplicam por dois ou três” para os produtores de aço, o que o torna mais insustentável em um momento em que a demanda e os preços mundiais desse metal estão em queda, segundo Marina Bozkurt, analista da Rystad.
No início de setembro, a Escola de Economia de Kiev estimou que 422 indústrias e empresas ucranianas foram danificadas ou destruídas pela guerra, com um prejuízo de 30 bilhões de dólares.
A indústria de mineração e de transformação representou 17% do PIB da Ucrânia em 2021, mas teve queda de 37% no segundo trimestre de 2022 em relação ao ano anterior. O setor é “um componente da segurança econômica do país”, disse Dmytro Goriounov, do Centro de Estratégia Econômica.
É por isso que o exército russo está atacando o setor, afirmou Anatoli Kovalev, reitor da Universidade Nacional de Economia em Odessa.