19/10/2011 - 21:00
Os dados mais recentes do Ibope demonstram que o uso da internet no Brasil está a cada dia mais massificado. No amplo universo que se tornou a web no País, destacam-se áreas como compras coletivas, comércio eletrônico, sites de busca e portais de vídeo.
Big museu da Apple
A Universidade de Savona, localizada no norte da Itália, será a sede do maior museu de peças da Apple no mundo. Cerca de 7.000 máquinas estão embaladas e chegarão em breve para ser expostas em um espaço com 200 metros quadrados. A coleção começou a ser montada em 2002, com alguns computadores antigos fabricados pela companhia de Steve Jobs, como o Apple II. Hoje, o espaço possui peças da década de 1970. O museu deve ser inaugurado até o fim do ano.
Pane no Blackberry
Uma pane nos smartphones Blackberry, da Research In Motion (RIM), afetou milhões de usuários no mundo todo. O fundador da empresa, Mike Lazaridis, pediu desculpas e disse que o problema está resolvido, mas ainda não pode detalhar as razões para a interrupção nos serviços. A RIM limitou-se a afirmar que o dano foi causado por falha num “comutador localizado no núcleo da rede”.
Bloqueio ao pornô
As quatro maiores provedoras de internet do Reino Unido – BT, Talk Talk, Virgin e Sky – vão oferecer a seus clientes a opção de bloqueio automático de material pornográfico. Assim, os usuários que quiserem continuar tendo acesso a conteúdos desse tipo terão de expressar essa vontade no contrato de adesão ao serviço.
Resposta instântanea
Eduardo Chedid, vice-presidente de produtos e negócios da Cielo, analisa o setor de pagamento eletrônico
Qual a importância do digital para o setor de pagamento eletrônico?
São cinco bilhões de celulares no mundo. Portanto, não há dúvida de que o futuro dos meios de pagamento também passará pelos celulares. Com a velocidade de adoção das novas tecnologias, a inovação do mobile payments democratiza o pagamento eletrônico, possibilitando que mais compradores participem do sistema.
Quais as tendências tecnológicas desse mercado?
O aplicativo que transforma smartphones e tablets em uma máquina capaz de viabilizar vendas com cartões possibilitou que profissionais liberais e de venda de porta em porta aceitassem cartões das principais bandeiras. Atualmente, esses programas estão disponíveis para todos os aparelhos Apple e para os que utilizam o Android.
O setor está preparado para lidar com esse tipo de novidade?
Há, sem dúvida, um processo de aculturamento, mas o brasileiro adota rapidamente as inovações. O importante é migrar para a tecnologia respeitando a cultura do usuário e mantendo a segurança. A grande vantagem para o mercado é fazer a rede chegar a importantes segmentos da economia nos quais, antes, o pagamento eletrônico não era comum.
Colaborou Flávia Gianini