07/11/2012 - 21:00
Propaganda
Ela é considerada a sucessora de Madonna, tanto no quesito estrela pop como na capacidade de gerar polêmica com as suas roupas extravagantes. Por isso mesmo, Lady Gaga é um prato cheio para as marcas. A rede de varejo Riachuelo, do grupo potiguar Guararapes, será a patrocinadora da turnê da estrela americana pelo Brasil, que passará por Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, a partir de 9 de novembro. E usará a visita de Gaga para se aproximar dos consumidores jovens e das mulheres. A empresa dará um segundo ingresso para quem adquirir uma entrada para os shows. A promoção é válida para qualquer fã que fizer a compra por meio de algum canal de vendas da Time for Fun, organizadora da turnê no País.
Jornais
O adeus do inovador
Depois de uma história de 46 anos, o Grupo Estado anunciou o fim do Jornal da Tarde. O diário, que se destacou pelas inovações gráficas e editoriais, foi um importante polo de revelação de jornalistas para a imprensa brasileira. O encarte Jornal do Carro será incorporado ao jornal O Estado de S. Paulo.
Agências
Invasão argentina
A Globant, que já foi chamada de Google argentino, desembarca no Brasil, com a aquisição da TerraForum, consultoria de inovação de José Cláudio Terra. Desenvolvedora de jogos para agências de publicidade e empresas de tecnologia, ela terá agora faturamento de US$ 95 milhões.
Clientes
Disputa de R$ 80 milhões
A BR Distribuidora abriu concorrência para a sua conta de publicidade, que estava nas mãos das agências Master Roma Waiteman e Quê, há cinco anos. O orçamento para 2013 será de R$ 80 milhões, crescimento de cerca de 60% em relação à verba atual. O contrato será de um ano, com possibilidade de renovação por mais cinco.
Cinema
Astro de quatro rodas
Veículos estilizados do modelo Fiat 500 serão coadjuvantes do filme brasileiro Astro – Uma Fábula Urbana em um Rio de Janeiro Mágico, produzido pela BossaNovaFilms e dirigido por Paula Trabulsi, em cartaz desde a sexta-feira 2. A montadora italiana é uma das patrocinadoras do longa. Com isso, avança em sua estratégia de inserção de produtos em filmes nacionais. Ela já fez ações com as obras Ensaio Sobre a Cegueira e Xingu.
Bate-papo
Kai Schoppen, sócio-investidor da Underdogs
O alemão Kai Schoppen, ex-CEO da BrandsClub, se tornou um investidor em empresas de marketing digital e comércio eletrônico no Brasil. A primeira empresa da área de mídia em que apostou é a nova agência Underdogs. Ele fala sobre esse mercado à DINHEIRO:
Por que escolheu os setores de marketing digital e comércio eletrônico para investir no Brasil?
Quando converso com investidores internacionais, conto sobre a incrível oportunidade de reviver no Brasil o que foi feito há três anos na Europa e nos EUA. Muitos mercados estão sendo construídos aqui, mas não levarão tanto tempo para amadurecer como aconteceu no Exterior.
Como explorar esse mercado?
O mercado de marketing online é muito complicado. É preciso inovar. Queremos trazer para cá um software criado na Alemanha, que faz a compra de links patrocinados no Google, como se fosse em uma bolsa de valores. O objetivo é comprar quando está barato, para maximizar o dinheiro dos anúncios.
Quem vai ganhar nesse setor?
Acredito que vai permanecer quem conquistar o cliente e conseguir manter as contas por longo tempo. Hoje o grande problema é que os clientes mudam bastante de agências de marketing na internet.