Há diversos caminhos pelos quais as marcas podem percorrer para promover sua imagem. Os principais escolhidos pela TIM no Brasil foram o dos esportes e da música. E o segundo está sendo trabalhado com mais força recentemente, sendo a principal aposta da empresa para se tornar a maior operadora do Brasil. “Os festivais são um espaço para conversarmos com o consumidor e tangibilizarmos o que nossas novas tecnologias podem oferecer”, disse à DINHEIRO Alberto Griselli, CEO da TIM no Brasil.

A operadora voltou a olhar o repertório musical em 2021, quando anunciou a retomada do patrocínio do Rock in Rio — renovado também em 2022 — e, desde então, já realizou pelo menos outras nove ações relacionadas à música no País.

Entre elas, um dos principais projetos é o TIM Music, que tem edições no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também já patrocinou os carnavais do Rio de Janeiro, de Recife e Salvador. A quarta acontece ao longo deste mês, em mais uma rodada do evento que carrega o nome da marca, no Rio de Janeiro.

“Fomos uma das primeiras empresas a relançar eventos pós-pandemia, isso nos ajudou a destacar os atributos da marca e nossos valores como empresa”, afirmou.

Com uma nova parceria com a Globoplay, os shows serão transmitidos ao vivo. Também serão exibidas chamadas de dois minutos com resumo das apresentações no intervalo da novela das 19h na TV Globo.

Para o CEO, os eventos são um método eficaz para a tangibilização da nova tecnologia 5G. A instituição aproveitou, por exemplo, o Rock in Rio do ano passado para dar um gostinho dos benefícios da nova frequência para os clientes antes do lançamento oficial. “Funcionou superbem”, disse. Prova disso é que a marca foi a terceira mais mencionada durante todo o festival.

Música como canal de ofertas

A música também é uma ferramenta de construção de ofertas na TIM. Ao contratar alguns planos da companhia, o cliente tem direito a escolher entre duas grandes plataformas de streaming de música, o Deezer e o Apple Music.

Além da contratação direta do serviço de música da Apple, a TIM é a única a ofertar a ferramenta em planos de telefonia móvel no Brasil, por meio de uma parceria com a big tech.

Na mesma linha de construção de ofertas, são oferecidos outros serviços como streamings de filmes e séries, sendo eles Amazon Prime Video Disney+, HBO e Netflix.

A TIM foi a terceira marca mais citada no Twitter durante o Rock In Rio em 2022 (Divulgação). (Crédito:Divulgação)

Esporte, o outro caminho de expansão

O segundo principal caminho da publicidade percorrido pela companhia é o esporte.

A dona atual dos naming rights (direitos de nome) da liga italiana de futebol, a Serie A TIM, é também a principal patrocinadora dos quatro maiores clubes cariocas — Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Também há contratos de patrocínio no futebol feminino, basquete masculino, nas seleções brasileiras de rúgbi e um pezinho no e-sports com a equipe Pain Gaming. “É um tipo de patrocínio onde também conseguimos mostrar efetivamente a experiência de uso dos nossos serviços”, disse.

Estratégia para liderar

Um marketing que funciona e que ajuda a crescer os indicadores de participação de mercado, que alcançou os 24% em 2022, 4,4 pontos a mais do que no ano anterior e uma receita líquida de R$ 21 bilhões, 19% maior que em 2021. Essa estratégia sustenta também a liderança disparada da operadora em 5G no País, com 5.165 antenas licenciadas, 30,8% a mais que a Claro, que fica em segundo lugar, e 40% a mais que a Vivo, segundo dados oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Também tem a melhor velocidade de download com 5G, segundo estudo da OpenSignal. “Decidimos acelerar a instalação nas capitais e, no geral, estamos entregando mais do que as obrigações do leilão.”

Com um mix de portfólio, inovação e marketing agressivo, a TIM traçou sua estratégia para manter a liderança no País e ampliar a atuação com apoio da música e do esporte.