31/01/2014 - 21:00
Marketing
Só faltava o Santos dar bola às escolas de idiomas, nesta temporada, entre os grandes times do futebol paulista. Não mais: por um valor anual de R$ 7,5 milhões, a CNA conquistou o direito de estampar sua marca no uniforme do alvinegro praiano, em 2014. Antes dela, bem no começo do ano, a Minds fechou contrato com o Palmeiras. As duas escolas se juntam à Fisk e à Wizard, do grupo Multi, que já apareciam nos uniformes de Corinthians e São Paulo, respectivamente. Mas o interesse do setor não está restrito ao futebol de São Paulo. Desde novembro de 2013, a Englishtown, especializada em cursos online, patrocina a Seleção Brasileira. Já a Wise Up será a escola de inglês oficial da Copa do Mundo de 2014.
Internet
Proibidão do Super Bowl
A transmissão do Super Bowl, a final do futebol americano, é conhecida por ter o espaço publicitário mais caro do mundo. Mas também viraram tradição os comerciais guerrilheiros, feitos para serem barrados na festa e, com isso, chamar a atenção na internet, sem pagar pela veiculação na tevê. É o caso do criado para o refrigerante israelense SodaStream pela agência Humanaut. Na peça, a atriz Scarlett Johansson, estrela de Vicky Cristina Barcelona, despe-se de um roupão e pede desculpas para a Coca-Cola e para a Pepsi por ter encontrado uma forma de fazer a propaganda se tornar viral.
Portal
Um novo Terra
O portal Terra, controlado pela espanhola Telefônica e comandado pelo CEO Paulo Castro, investiu US$ 10 milhões em uma reformulação de seu site. A partir do dia 31 de março, cada usuário visualizará uma página diferente, segundo os seus interesses pessoais. Será a maior mudança da história de 15 anos do site, que opera em 18 países, incluindo, além do Brasil e da Espanha, os EUA e a maior parte da América Latina.
Marca
Romário devasso
O deputado federal Romário (PSB/RJ), que em seus tempos de atacante nunca foi exatamente um santo, será o Garoto Devassa de 2014. Pela segunda vez, a marca de cerveja Devassa, da Brasil Kirin, terá um homem como seu garoto-propaganda. Para dar uma forcinha a ele, haverá também uma musa do ano: Grazi Massafera.
Agências
D’andrea dá o tom na DEntsu
Mario D‘Andrea, executivo-chefe de operações da Dentsu, assumiu a presidência da agência japonesa no Brasil. Ele acumulará agora as duas funções, cerca de três meses depois de sua chegada à empresa. Renato Lóes, que era presidente desde 2010, anunciou que deixará a agência, por motivos pessoais.
Bate-papo
José Luiz Madeira, sócio e copresidente do conselho da AlmapBBDO
No comando de uma das maiores e mais tradicionais agências brasileiras, em parceria com o publicitário Marcello Serpa, o empresário é um dos personagens que podem avaliar com mais propriedade as tendências de investimentos no setor de propaganda no País.
Como deve ser o ano para as agências?
É muito difícil prever. A possibilidade de errar é extraordinária. Sinto que existem poucas diferenças em relação a 2013, a não ser pelo fato de que o ano terá menos dias úteis. Tempo é a matéria-prima mais essencial para nosso setor, e vamos ter menos dele para fazer negócios e criar estratégias. Nesse sentido, é um ano pior.
O investimento pode ser prejudicado?
A atividade de comunicação está absolutamente atrelada ao humor dos empresários, e estamos constatando que há muita gente assustada ou deixando de investir. É uma pena, porque existe muito mais susto do que verdade nos maus prognósticos econômicos.
Existem antídotos para evitar isso?
Na AlmapBBDO, estamos tomando providências para nos proteger. Vão sobrar produtos e faltar dinheiro de consumo. Muitas ações promocionais podem encalhar. Nosso esforço será canalizado para surpreender o cliente positivamente.