13/12/2013 - 6:30
O sobrenome de origem alemã Koerich é tradicional no Estado de Santa Catarina, graças à cinquentenária Lojas Koerich. Fundada por Eugênio Raulino Koerich, em 1955, em Florianópolis, a rede varejista está presente em 45 municípios, com 86 lojas, além do portal de vendas online. A companhia, que teve receita líquida de R$ 377,3 milhões em 2012 e deve encerrar 2013 com crescimento de 15%, é a vencedora do ranking setorial de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET. Em seus primeiros tempos, a empresa da família Koerich tinha uma vocação de diversificação na área de serviços e varejo, com atuação em ramos como supermercados, revenda de automóveis e motos, consórcio, construção civil e também em empreendimentos imobiliários, como o Beiramar Shopping, na capital catarinense.
Em 1993, passou a se dedicar exclusivamente ao comércio de móveis e eletroeletrônicos. A aposta da companhia no comércio varejista foi certeira, chancelada pelo fenômeno da classe média emergente, que colocou mais de 30 milhões de novos compradores no mapa do consumo. O varejo brasileiro encerrou 2012 com receita de R$ 1 trilhão, alta de 8,4% ante os R$ 918 bilhões de 2011, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Neste ano, o setor deve crescer 6,3%, de acordo com estudo realizado pela RC Consultores. Atualmente, a Lojas Koerich emprega 1,3 mil funcionários e conta com três gerações à frente dos negócios: Antônio Obet Koerich, filho do fundador, está na presidência; seus filhos Ronaldo e Sergio atuam como diretores; e seus netos Eduardo, Rafael e Jane trabalham em alguns departamentos.
?Nossos sucessores precisam vivenciar o dia a dia de todas as áreas da empresa, para que, quando chegue a hora de assumir a direção, eles tenham preparo e discernimento para continuar a nossa história?, diz Antônio Obet Koerich. Uma das estratégias da companhia para conquistar clientes é a realização de promoções como campanhas com sorteio de prêmios em datas especiais para o varejo, como Dia das Mães e Natal. Os sorteios são realizados desde 1963. Neste ano, os investimentos em premiações já ultrapassaram R$ 3 milhões. Atualmente, 70% dos clientes da empresa realizam compras através do crediário. Em 2014, a companhia vai transformar o seu cartão de fidelidade em um cartão de crédito. Ampliar a área de atuação também está nos planos da rede varejista para os próximos anos.
?Estamos realizando sucessivas pesquisas de mercado e já temos pontuadas grandes áreas de interesse que ainda não possuem a marca Koerich?, afirma o presidente. Segundo ele, esse será um passo marcante para a companhia, pois, além de criar uma nova rota de atuação, trará mudanças econômicas e crescimento para as novas regiões. A empresa já conta com dois centros de distribuição e deverá iniciar a construção do terceiro em breve. Tendo sempre como carro-chefe o varejo, em 2005 a Lojas Koerich criou a financeira Kredilig, com foco no crédito direto ao consumidor e empréstimo pessoal. Em seguida, fundou a RKS, para administrar os investimentos do grupo, e, recentemente, investiu na construção civil de alto padrão com a WOA Empreendimentos Imobiliários. O nome é uma homenagem a três empresários da família Koerich: Walter, Orlando e Antônio.
Confira todas as matérias do “AS MELHORES DO MIDDLE MARKET”:
– Os gigantes do futuro, aqui e agora
– Dudalina é a melhor do Middle Market
– As 500 maiores do Middle Market
– Como foram eleitas as melhores do Middle Market
– Coca-Cola na mesa do paraense
– Experiência contra turbulências
– Tradição e modernidade juntas