10/08/2011 - 21:00
Campanha
Ainda é cedo para saber o impacto sobre as vendas, mas é inegável que a nova propaganda da picape Nissan Frontier caiu no gosto popular e tem tudo para ser um dos maiores sucessos da publicidade brasileira. Em dois dias de exibição, o filme criado pela Lew,Lara virou o assunto mais comentado no Twitter no Brasil e no mundo. O vídeo no YouTube teve nada menos que três milhões de visualizações e o número de fãs na página da montadora, no Facebook, cresceu 1.600%. Ficou curioso? Cuidado: a bendita musiquinha dos malditos pôneis não sai da cabeça de quem a ouve.
Marketing esportivo
Futebol que é bom…
Dentro de campo o Atlético Paranaense, do meio-campista Paulo Baier, deixa a desejar, mas a torcida continua animada. Segundo a britânica Umbro as vendas de artigos do Furacão cresceram 53%, entre junho de 2010 e maio deste ano, na comparação com o mesmo período, entre 2009 e 2010. Na linha Torcedor, com produtos mais em conta, a alta foi de 129,3%. Para o gerente de marketing do clube, Jacson Mattos, o aumento das vendas é resultado da maior oferta de itens voltados ao público feminino e infantil. Vale lembrar que em 13 rodadas, o Atlético Paranaense acumulou míseros oito pontos!
Promoção
Brahma sai na frente
A Copa de 2014 já começou para a Brahma, da Ambev. Patrocinadora da Seleção Brasileira, a marca vai dar um par de ingressos para um jogo do Brasil, na primeira fase da Copa. Concorre quem responder às 2.014 perguntas sobre a competição, que incluem histórias e curiosidades sobre o torneio, seleções e jogadores. A ideia é da agência Africa, de São Paulo. Quem quiser testar seus conhecimentos tem até o dia 12 de agosto. O resultado sai dia 18. Serão dez premiados.
Merchandising
Vovó-propaganda
A Vulcan, fabricante de toalhas plásticas para mesa, escalou a precursora dos programas culinários, a apresentadora Palmirinha, para apresentar seu mais novo lançamento: toalhas de mesa com aromas. A ação consumiu R$ 300 mil em investimentos e a expectativa da Vulcan é aumentar as vendas em 35%, nos próximos três meses.
Lançamento
Ousadia no ar
Promete dar o que falar a nova publicidade da Duloren. Assinada pela Agnelo Pacheco, do Rio de Janeiro, traz duas moças em momento carinho total e a frase “aprovada a união homoafetiva. Jura? Achei que já estava tudo liberado”. A peça, que entra no ar neste mês, será exibida em mídia impressa e nos mais de 22 mil pontos de venda espalhados pelo País. Se a idéia era realçar a sensualidade das peças, o resultado é bom. Resta saber como as mulheres reagirão à ousadia.
Bate-papo
O Trendwatching, um dos sites de tendências mais acessados no mundo, lança sua versão em português. Reinier Evers, fundador da consultoria fala do Brasil:
Reinier Evers, fundador do Trendwatching
Como o sr. define o consumidor brasileiro?
As demandas dos consumidores, em qualquer lugar do mundo, são sustentadas pela necessidade de reconhecimento e status. Pode existir uma grande discrepância entre as necessidades e o desejo de consumo em Xangai ou em São Paulo, mas todos eles desejam obter status stories (histórias de status) sobre as compras que fazem.
Qual é o erro mais comum de estrangeiros que não conhecem o Brasil?
Todos nós temos ideias preconcebidas sobre o que não conhecemos. Mas isso já mudou em relação ao Brasil, pelo trabalho que algumas marcas já fizeram e porque estamos conhecendo melhor o País.
Que tipo de informação há no site sobre o País?
Homens de negócio do mundo todo estão imensamente excitados com o Brasil. Falamos de empresas que o leitor estrangeiro precisa conhecer – como Embraer ou Ellus. E incluímos dados relevantes. Por exemplo: espera-se que São Paulo alcance um PIB de US$ 500 bilhões em 2025—mais do que o PIB de nações inteiras como Indonésia ou Bélgica hoje.