23/12/2011 - 21:00
Campanha
A edição limitada do Tang, lançada todos os verões pela Kraft Foods, trouxe uma novidade neste ano. Chamado de Tangolé e distribuído em seis sabores, o pó permite que o consumidor faça diversas combinações para conseguir até 15 gostos diferentes. Como divulgação da iniciativa, o site Esquadrão Verde Tang ganha cinco novos jogos eletrônicos, que serão colocados no ar a partir desta semana. Dentre eles, uma versão do Tetris, clássico dos games de inteligência criado na Rússia e muito popular nos anos 1980 e 1990. O site, voltado para crianças e que promove medidas de preservação do meio ambiente, já possui mais de 270 mil cadastrados. O Tang se tornou, neste ano, a 12a marca da Kraft a valer mundialmente mais de US$ 1 bilhão.
Polêmica
Guerra de hambúrgueres
Uma campanha da rede de fast-food McDonald’s, na Alemanha, que tripudiava sobre o Burger King, vazou na internet antes do seu lançamento. O vídeo mostra um garoto tendo os seus lanches roubados. Até que ele tem uma ideia: colocar os alimentos dentro de um saco do Burger King, o que deixa de atrair a atenção da criançada. Depois de reclamações do rival, o McDonald’s afirmou que o filme não tinha sido aprovado.
Videogame
Jogos rentáveis
A Microsoft passou a veicular publicidade nos jogos para o seu console de videogame Xbox Live no Brasil. O primeiro anunciante é a Fiat, que oferece uma visita virtual à produção do seu Novo Palio. Das quatro cotas já negociadas pela Microsoft, sabe-se que uma é da Coca-Cola.
Espetáculo
Michael Jackson vive
Além de São Paulo e do Rio de Janeiro, uma meia dúzia de capitais irá receber as apresentações do musical em homenagem ao cantor Michael Jackson no Brasil, a partir de julho de 2012. O espetáculo Thriller live, criado para o West End – a Brodway londrina –, chegará ao País com direção e protagonistas originais. Está previsto também que entre 15 e 20 integrantes do elenco de 50 músicos, dançarinos e atores serão escolhidos no Brasil, em janeiro. Será a primeira empreitada da área de entretenimento da agência de marketing Future Group, que investirá R$ 8 milhões no projeto, bancados principalmente por patrocínios.
Parceria
Sobe o som
Filho de Wilson Simonal, estrela musical dos anos 1960 e 1970, o músico Max de Castro (ao centro) se tornou o novo sócio da produtora carioca de trilhas sonoras para publicidade Sonido. Fundada há 10 anos por Lucas Duque, a empresa fechou este ano uma outra sociedade ao criar a Sonido + Na Cena. Ela é resultado da fusão com o maior estúdio musical da América Latina, o paulista Na Cena, de Herbert Mota.
Bate-papo
Sergio Valente, presidente da DM9DDB
O publicitário Sergio Valente diz que só aqueles que ficarem parados vão ter um mau ano em 2012:
As expectativas para 2012 são de um mercado menos aquecido?
O ano não vai ser acelerado como 2011. Mas eu não vou ficar parado.
O que o sr. quer dizer?
Fui fazer uma palestra em Portugal e senti o desânimo das pessoas. Disse para a plateia que o dinheiro não desapareceu da economia. Ninguém queima dinheiro. Ele continua existindo e não está parado. As empresas têm de buscar formas de atraí-lo. A propaganda serve para isso.
Em setembro, a empresa abriu novas operações. Qual foi a motivação para a DM9 Rio e a DM9 Sul?
O mercado passou a nos ver como três agências, não apenas uma. Com essa iniciativa, já ganhamos várias contas. Por exemplo, Vulcabras/Azaleia e Shopping Iguatemi, no Sul, e Americanas.com, Submarino e Shoptime, no Rio de Janeiro.