05/09/2012 - 21:00
Com cerca de 1,2 milhão de consultoras, a fabricante de cosméticos Natura quer usar a sua força de vendas para influenciar nas próximas eleições municipais. A companhia presidida por Alessandro Carlucci está incentivando suas revendedoras a votar somente em candidatos a prefeito ou vereador, signatários de uma carta compromisso que estabelece metas de sustentabilidade para seus municípios. Assinando o documento, os candidatos concordam em estabelecer um plano de metas sustentáveis, a partir de indicadores que devem ser divulgados periodicamente. Eles também se comprometem a apresentar o plano em até 90 dias após a posse. Em São Paulo, Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB) e Sônia Francine (PPS) assinaram a carta. No Rio, apenas Marcelo Freixo (PSOL) aceitou as reivindicações.
Doces
Jelly Belly no Brasil
A importadora paulistana Lim’s, braço de venda de guloseimas da Sunny Brinquedos, será a nova representante oficial da fabricante de balas Jelly Belly, no Brasil. Líder de vendas nos EUA, a Jelly Belly é vendida em mais de 70 países. Com a novidade, a Lim’s estima que venderá, no primeiro ano, 15 bilhões de balas, que renderão uma receita de R$ 2 milhões.
Conteúdo nacional
Moeda de troca do governo
A ampliação do conteúdo nacional virou moeda de troca. Na reunião com a indústria para discutir o desconto do IPI, na terça-feira 28, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, condicionou a extensão do benefício à maior participação das empresas nacionais. Segundo Humberto Barbato, presidente da Abinee, os empresários garantiram que vão acatar o pedido do ministro. Na quarta 29, Mantega anunciou a prorrogação do desconto.
Saneamento
Enfil no setor público
A companhia de gestão de resíduos Enfil, do empresário Franco Tarabini Jr., vai entrar na área de saneamento público. Líder em tratamento de águas, efluentes e gases industriais no mercado nacional, com receita de R$ 340 milhões em 2011, contratou o engenheiro Paulo César Modesto Pereira para comandar a nova atividade.
Livros
Rio Babilônia
Ex-editora da Bertrand, do grupo Record, e da Casa da Palavra, a livreira carioca Michelle Strzoda abriu em agosto a Babilonia Cultura Editorial, especializada em conteúdo cultural customizado. O primeiro trabalho foram oito livros para a Rio+20, bancados pelo grupo EBX, do empresário Eike Batista, e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Como preparar o chá das cinco
Curtas
Com clientes como Amil, Dasa e BrMalls, Tim, HP e Axis, a carioca Telmart, especializada em soluções nas áreas de telecomunicações e TI, está projetando um aumento de 50% em sua receita, que chegou a R$ 50 milhões em 2011.
A Associação Brasileira dos Distribuidores Ford (Abradif) está contratando a Arquitetura Humana, de São Paulo, especializada no desenvolvimento de talentos, para avaliar o desempenho de gerentes e funcionários de cerca de 500 concessionárias da montadora no País. Ao todo, serão submetidas ao crivo dos consultores três mil pessoas.
Colaboraram: Carla Jimenez, Cristiano Zaia, Luis Arthur Nogueira, Ralphe Manzoni Jr. e Vera Ondei