Em 2010, as fabricantes de televisores alardearam por todos os cantos o lançamento de seus primeiros equipamentos de 3D no Brasil. Um ano depois, as lentes do setor estão voltadas para a popularização desses aparelhos, com a promessa de lançamento de tevês menores, especialmente as de 32 polegadas, que podem atrair a classe C por terem preços mais acessíveis.  

A grande aposta da LG é a linha TV 3D Cinema, que começará a ser vendida no Brasil em julho. A série adota aquilo que o mercado chama de “tecnologia passiva”, pois os óculos não requerem uso de bateria nem precisam de sincronização com as imagens exibidas no televisor. É o mesmo sistema usado nas salas de cinema. “As pesquisas indicam que onde o consumidor tem mais contato hoje com o 3D é no cinema. 

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Humberto de Biasi, da LG: aposta da empresa coreana é a tecnologia 3D adotada no cinema 

Por isso optamos por levar a tecnologia usada na telona para o mercado de tevê”, diz Humberto De Biasi, diretor de marketing da LG.  O valor da versão de 32 polegadas ainda não foi divulgado, mas “será agressivo”, afirma De Biasi. Como parte da estratégia para a linha TV 3D Cinema, a LG patrocinou a terceira edição do Hollywood Brazilian Film Festival, realizado em Los Angeles no início de junho.

 

A Samsung também aposta na popularização do 3D. Dos 45 lançamentos previstos para 2011, 28 terão essa tecnologia. “Com o aumento de escala, vai haver um barateamento de preço”, diz José Fuentes Molinero Jr., vice-presidente da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung. A Sony, por sua vez, não vê ainda possibilidade de grandes reduções de preço. “Mas a venda de modelos 3D que também são equipados com acesso à internet devem impulsionar esse setor em 2011”, afirma Luciano Bottura, gerente de televisores da Sony.