23/11/2011 - 21:00
O designer francês Philippe Starck, reconhecido mundialmente pelo seu estilo universal e ousado de criar produtos de decoração de interiores, acaba de lançar no Brasil seu mais novo ícone, a cadeira de policarbonato Masters. A julgar pela repercussão da novidade no campo do design, o produto tem tudo para ser um sucesso de vendas. Isso porque, antes mesmo de chegar às lojas, recebeu o prêmio Good Design Award 2010, concedido pelo Chicago Athenaeum, tradicional Museu de Arquitetura e Design. Embora seja uma novidade no País, a cadeira já é campeã de vendas da marca de móveis italiana Kartell na Europa. “Foram mais de 80 mil unidades vendidas em todo o mundo, desde abril deste ano”, diz Claudio Luti, presidente mundial da Kartell. “Trouxemos mais esta novidade ao Brasil, sabendo que o sucesso de fora será replicado aqui dentro.”
Com inconfundível silhueta, a Masters é leve, prática e está disponível em várias cores. Preço: R$ 720
O que justifica, afinal, tamanha badalação em uma cadeira? A resposta, segundo a Kartell, está no traço exclusivo de seu projeto e em seu exclusivo processo de criação. A Masters foi projetada a partir da releitura de três cadeiras símbolos do design mundial: a Serie 7, do dinamarquês Arne Jacobsen, a Tulipa, do finlandês Eero Saarinen, e a Eiffel Chair, dos americanos Charles e Ray Eames, criadas entre as décadas de 1940 e 1950. “Esta cadeira nos remete aos tempos áureos do design, dos grandes mestres”, afirmou Philippe Starck à DINHEIRO, após o lançamento da peça em São Paulo, na quarta-feira 16. “Acredito que ela possa nos incentivar a enxergar o que é bom em cada produto.”
Admirado com o resultado das vendas e da qualidade do modelo projetado por Starck, Luti faz questão de sentar-se numa das cadeiras expostas na loja paulistana da Kartell, na alameda Gabriel Monteiro da Silva, para explicar em detalhes a sutileza e os diferenciais que reproduzem a trajetória de outros ícones da empresa, como as cadeiras La Marie e Louis Ghost. “Ao se sentar em uma Masters, fica mais fácil entender sua superioridade em conforto”, diz. Luti explica que o segredo para atingir esse grau de qualidade foi acompanhar de perto a rotina de seus estilistas, sem perder a sintonia com as tendências do mercado mundial. Esse empenho se expressa em cifras. A cada produto novo, a Kartell investe cerca de € 400 mil em pesquisas e desenvolvimento.
Arte em dose dupla: Juntos, Luti (sentado) e Starck transformam design em bons negócios
Normalmente, a empresa chega a colocar dez novos modelos no mercado a cada ano. Além de ser uma aposta de vendas para a Kartell, que inaugurou sua terceira loja no País na quinta-feira 17, em Santos, a cadeira de Starck faz parte da nova estratégia de posicionamento global da empresa italiana. Segundo Luti, os produtos “made in Italy” tinham, no passado, apenas valendo-se da reputação, espaço cativo no mercado do design. Isso mudou. “Além da qualidade da matéria-prima e ousadia nos projetos, é preciso fazer um complexo plano de negócios, em mercados promissores, como o Brasil, e criar uma logística eficaz a cada novo produto”, afirma Luti. Ele está sondando talentos locais para, em breve, ter um brasileiro no seu seleto time de designers.
_______________________________________________________________________________________
Entrevista com Philippe Starck
O designer francês Philippe Starck, celebrado como um gênio criativo da arte contemporânea, esteve em São Paulo para engatilhar alguns projetos. Além dos planos de transformar o antigo hospital Matarazzo, no bairro da Bela Vista, em um centro de entretenimento com um hotel de luxo. Em entrevista à DINHEIRO, ele falou sobre seu casamento de 23 anos com a empresa de móveis Kartell, e detalhou como foi a concepção de sua nova criação, a cadeira Masters. Confira:
Como nasceu o projeto da Masters? De onde surgiu a ideia de misturar três cadeiras para criar uma nova?
Infeliz e felizmente, o design tornou-se moda. Isso traz prós e contras. Por esse motivo, nosso trabalho de designer consiste basicamente em separar o joio do trigo. Para que seja possível este discernimento é necessário um mínimo de conhecimento cultural. Foi com esse intuito que criei a cadeira Masters. Nascida do entrelaçamento de três ícones, a serie 7, de Arne Jacobsen, a poltrona Tulipa, de Eero Saarinen, e a Eiffel Chair, de Charles Eames, nos remete aos tempos áureos do design, dos grandes mestres.
Qual é o seu conceito para criação?
Muito jovem. Muito tempo atrás, eu tinha a intuição de que a real elegância estava na produção em massa e que, estruturalmente, qualquer elitismo era vulgar. Eu passei a minha vida toda insistindo nesse conceito democrático, o oposto de tudo o que acontecia na época. Meu objetivo era baixar o preço do objeto de desejo de design e, ao mesmo tempo, manter sua qualidade. O motivo: torná-lo acessível a todos os públicos. Essa batalha durou 20 anos. Podemos dizer que, agora, a luta esta garantida graças ao advento dos móveis de plástico injetado. Eles nos permitiram aumentar a qualidade e ousar nas formas mas tirar ao menos dois zeros do preço de uma cadeira, por exemplo.
Qual a importância da Kartell para seu trabalho como designer?
É neste momento que a Kartell entra na história. Ela é a protagonista, o meio pela qual viabiliza o meu modo de expressar. A simbiose entre nossa visão, nossa filosofia e nossas ferramentas industriais é completa e absoluta. Juntos, criamos grandes projetos e ainda temos muitos outros em elaboração.
O que mais o inspira no Brasil?
Eu venho há tempos, e frequentemente, ao Brasil. Percebo com satisfação que o conceito de projeto em todas as áreas, cada vez mais, se distancia da ideia da tendência e foca na atemporalidade, ou seja, na criatividade pura, na intuição e na alta tecnologia. Isso tudo é altamente positivo.
Confira os 3 ícones que compõem a Masters
Série 7 - Uma das cadeiras mais vendidas no mundo foi projetada, em 1955, pelo dinamarquês Arne Jacobsen. Ainda hoje é feita em madeira laminada, com pés em aço cromado.
Tulipa - Esta cadeira, criada em 1956 pelo finlandês Eero Saarinen, estabeleceu novos padrões para o design moderno. Ganhadora de diversos prêmios, sua concha é feita em fibra de vidro e a almofada vem solta.
Eiffel Chair - Desenhada em 1948, pelos americanos Charles e Ray Eames, tem acento em forma concha que parece flutuar sobre a estrutura de aço inox.