19/10/2001 - 8:00
Escutar do filho adolescente um ?Alô. Eu estou bem? é tudo o que os pais mais querem na vida. Aparelhos de comunicação como celulares e walk-talkies já são itens indispensáveis nas mochilas da meninada. Para encher os olhos (e os ouvidos) dessa turma, fabricantes de celular e operadoras têm incrementado as engenhocas com música, Internet, jogos, visual moderno e até promoções que fazem a tarifa cair pela metade. A Nokia, por exemplo, lançou recentemente o 3320, feito especialmente para o público adolescente. O aparelho tem capas coloridas removíveis em seis cores e conta com 35 toques de chamada. Além disso, o 3320 é dotado de um sistema conhecido como short message ou os chamados torpedinhos. Através do aparelho é possível trocar mensagens em tempo real. Detalhe: o diálogo pode ser gravado. O Nokia 3320 tem ainda acesso à Internet e agenda para anotar lembretes e compromissos.
Guga. Assim como a Nokia, sua concorrente Motorola também aposta no público juvenil. Acaba de lançar o modelo V120, com direito a uma campanha publicitária estrelada pelo tenista Gustavo Kuerten, o Guga. O ?celular do Guga?, que também tem capas coloridas removíveis e sistema de short message, é um misto de telefone com walkman. Além de fazer e receber ligações, ele tem rádio AM e FM. Um pequeno fone de ouvido acompanha o aparelho. ?O usuário pode gravar dez estações de rádio na memória?, diz Loredana Mariotto, diretora de marketing da Motorola.
Além dos aparelhos incrementados, as tarifas também estão mais atraentes para a garotada. A Telesp Celular, operadora que atua em São Paulo, lançou o Peg & Fale Gol, um serviço pré-pago que funciona com um aparelho personalizado para torcedores de sete times de São Paulo: Corinthians, Santos, São Paulo, Portuguesa, Guarani, Ponte Preta e Palmeiras. ?Nos dias em que estes times jogam as tarifas caem pela metade?, afirma Hugo Janeba, diretor de Marketing da Telesp Celular. Ou seja, cai de R$ 0,80 o minuto para R$ 0,40. Além disso, o cliente recebe notícias de esporte e quem compra créditos no valor de R$ 200 ganha uma camisa oficial do time.
De acordo com Janeba, dos 5 milhões de clientes atendidos pela empresa, 3,4 milhões utilizam aparelho pré-pago e 40% têm menos de 20 anos. Os pais preferem comprar o telefone pré-pago, pois assim podem controlar o gasto dos filhos. Ainda na linha do pré-pago, a Telesp Celular acaba de lançar o Baby MTV. O aparelho utilizado é o V 120 da Motorola, que leva o nome da emissora de televisão voltada aos adolescentes. O usuário do Baby MTV também ganha descontos de 50% nas tarifas. ?Mas só nos horários das baladas?, explica Janeba. Ou seja, diariamente, entre as 20 horas e 8 horas, a tarifa por minuto é de R$ 0,40, enquanto a tarifa cheia é de R$ 0,80. Nos finais de semana, o preço é fixado em R$ 0,40.
Tranqüilidade. Mas se você ainda não deu nem quer dar um celular para o seu filho, relaxe. Existem outros aparelhos que podem fazer com que você se comunique com ele, como o walkie-talkie e o pager. No entanto, há restrições. O Talk About, da Motorola, uma versão moderna do rádio de comunicação, por exemplo, tem um alcance de 3 quilômetros de distância. ?Serve para esportistas que estão de bicicleta, para pessoas que estão em uma estrada ou para os pais que deixam os filhos nos shopping centers?, afirma Loredana, da Motorola. Já os pagers, diz ela, não estão mais na onda dos jovens. O que eles querem mesmo é um celular. Fernanda, 13 anos, há dois anos anda com o seu a tiracolo. ?Eu pedi o aparelho porque todas as minhas amigas têm?, afirma a jovem cliente. O pai, Carlos Eduardo Saraiva, de 45 anos, deu um celular à filha por um motivo bem mais plausível: tranqüilidade. ?Fico mais seguro ao saber onde ela está.?