27/06/2012 - 21:00
A estilista americana Tory Burch, uma simpática e elegante loira de 46 anos, passou a ser uma figura frequente nas altas rodas de Hollywood nos últimos tempos. Não é raro encontrá-la sorridente ao lado de estrelas do cinema, como Sarah Jessica Parker e Jessica Alba, e ver suas criações no corpo das mulheres mais bonitas do mundo desfilando em tapetes vermelhos. Esse convívio social com as estrelas não se deu por acaso. Tory conquistou as mulheres, e se tornou a queridinha das atrizes americanas, graças à grife que criou em 2004 e batizou com seu próprio nome.
Mais perto dos clientes: ao notar o apetite de consumo das brasileiras
nas lojas de Miami, Nova York e Londres, Tory Burch percebeu que o País
é um mercado estratégico para seu plano de expansão internacional.
A Tory Burch está presente em 72 países e em mais de mil lojas de departamento nos quatro cantos do planeta, com roupas e acessórios femininos. Dona de uma fortuna estimada em US$ 800 milhões pela Forbes, a designer é hoje uma das empresárias mais influentes do universo do luxo. E o que o Brasil tem a ver com isso? Tudo. Tory estreia no mercado nacional com duas lojas próprias nos shoppings mais requintados de São Paulo: o Iguatemi, na avenida Faria Lima, e o JK Iguatemi, no bairro do Itaim Bibi. “É um sonho poder abrir uma butique no Brasil”, afirma Tory. “Eu sempre me senti atraída pela energia e vibração do País. Amo toda a cultura brasileira. A comida, a música, a moda… tudo.”
As estrelas da Tory Burch: as atrizes Sarah Jessica Parker (à esq.) e Jessica Alba,
duas das mais bem pagas da televisão americana, com frequência aparecem
em público com as roupas e acessórios da grife. A mídia espontânea
das famosas ajudou a projetar.
A empresária afirma que, desde o lançamento de sua marca, os brasileiros são seus consumidores assíduos, principalmente nas lojas de Miami, Nova York e Londres. “Agora eles não vão mais precisar viajar para o Exterior para comprar as minhas peças”, diz. Numa primeira etapa, o foco de seu plano de negócios no País será em São Paulo. Além das duas lojas pioneiras, a designer planeja inaugurar uma terceira na capital paulista, desta vez no shopping Higienópolis. O Rio de Janeiro também está no cronograma. “Ainda não temos o lugar definido”, diz ela, que pretende visitar o Brasil em breve. As criações de Tory agradam às mulheres antenadas nas tendências do mundo da moda, mas que, mesmo assim, não dispensam a tradição.
Por isso, em suas coleções é possível perceber a presença de peças fundamentais no guarda-roupa feminino, como vestidos e blazers, além da famosa sapatilha decorada na ponteira com o símbolo da marca em uma placa de metal. “Nossa consumidora é uma mulher ocupada, mas que não abre mão de parecer estilosa e elegante”, diz. Com peças que vão de R$ 600 a R$ 4 mil, a Tory Burch desembarca no Brasil com preços um pouco abaixo da média das grifes internacionais cobiçadas, que facilmente ultrapassam R$ 10 mil. “Ela não chega a competir com grifes de luxo como a Chanel, por exemplo, mas faz parte do segmento premium”, afirma Valeska Nahad, coordenadora do curso de design da moda do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
A loja do shopping Iguatemi, em São Paulo, a primeira unidade da empresa no Brasil.
“Tem tudo a ver com a brasileira endinheirada, principalmente, a paulistana que é uma mulher cosmopolita.” Além de vestir as famosas internacionais, a própria Tory Burch parece ter saído das telonas. Além da aparência que remete às garotas das fraternidades americanas vistas nos filmes, Tory desenvolveu uma faceta filantrópica. Criada em 2009, a Fundação Tory Burch apoia mães que trabalham com programas de créditos e aconselhamento de negócios. “Como eu sou um exemplo disso, quis ajudar mulheres nessa situação”, diz a estilista, que tem três filhos: os gêmeos Henry e Nick, de 15 anos, e Sawyer, de 11.
Foi essa mistura entre talento e filantropismo que chamou a atenção da apresentadora americana Oprah Winfrey – que a chamou de “the next big thing in fashion” (a próxima grande estilista, em inglês) ao vivo em seu programa – e fez com que a carreira de Tory decolasse ainda mais rápido. A relação de Tory com o luxo vem de longa data. Ela já trabalhou com grandes nomes, como as grifes Ralph Lauren, Vera Wang e Narciso Rodrigues. Agora, ela está incursionando também no mundo da beleza, com uma parceria com o grupo americano Estée Lauder, para o qual vai criar um perfume que levará seu nome e deverá chegar às prateleiras, inclusive nas lojas brasileiras, em 2013.