O pedido veio em resposta a uma denúncia enviada ao órgão, em 2010, por entidades indígenas. A Norte Energia, responsável pelo empreendimento, de custo estimado em R$ 26 bilhões, afirmou que esses estudos foram feitos e serão “integralmente executados”. O governo brasileiro recebeu o pedido “com perplexidade” e o considerou “injustificado”. 

 

68.jpg

 

 

Balanço


Depois da tempestade, a bonança nos lucros

 

Duas safras de balanços depois da crise financeira mundial, os lucros voltaram com tudo, tingindo de azul os resultados das empresas brasileiras. Foi o que constatou a consultoria Economatica, que avaliou os relatórios anuais de 305 empresas de capital aberto, base para a elaboração de ranking com os setores que tiveram o melhor desempenho em 2010. Os bancos foram os campeões em rentabilidade, acumulando lucros de R$ 45 bilhões, enquanto as empresas de telecomunicações apresentaram o maior crescimento, com relação a 2009: 298,8%. Confira os mais bem colocados:

 

61.jpg

 

 

Abastecimento


Etanol mais barato já!

 

Preocupada com os efeitos da desenfreada alta do álcool na inflação, a presidente Dilma resolveu agir. Determinou que a ANP assuma o controle da cadeia produtiva do etanol – assim o produto vai receber o mesmo tratamento que o petróleo – e autorizou que o Banco do Brasil e o BNDES liberem recursos para a renovação dos canaviais e a construção de novas usinas. A desoneração de tributos também é cogitada. 

 

 

Agronegócio


Olhos abertos para a soja

 

Maior importador de soja do mundo, a China quer participar mais ativamente da cadeia produtiva brasileira do grão. Com a implementação das medidas que restringem a compra de terras por estrangeiros, os asiáticos passaram a firmar acordos de exportação com seis Estados brasileiros (Bahia, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins e Mato Grosso) e vão investir na agroindústria. Em dez anos, a estatal Sanhe Hopefull anunciou investimentos de R$ 12,2 bilhões em empresas de Goiás. Na semana passada, uma missão da província chinesa de Hebei visitou campos de pesquisa de soja, milho e algodão naquele Estado. 

 

64.jpg

 


Estados Unidos


O império contra-ataca

 

A bolsa eletrônica Nasdaq e a Intercon-tinental Exchange (ICE) – uma reunião de várias bolsas americanas, europeias e asiáticas – ofereceram US$ 11,3 bilhões para comprar a NYSE Euronext. O negócio, se aceito, irá frear a negociação da bolsa de Nova York com a alemã Deutsche Borse, celebrada em fevereiro. Como os conselhos da Borse e da NYSE Euronext já tinham aprovado o acordo de US$ 9,5 bilhões, um eventual recuo provocará a aplicação de uma multa de US$ 337 milhões. O conselho da bolsa nova-iorquina diz que vai pensar na nova proposta com carinho.

 

63.jpg

 

 

Mercado bélico


Brasil vai à guerra

 

Adormecida há quase 20 anos, a indústria de defesa brasileira voltou a sonhar com o tempo em que chegou a ser referência mundial. Projetos de renovação das Forças Armadas vêm movimentando a cadeia produtiva nacional e atraindo investidores estrangeiros. Os números da 8ª Feira Latino-Americana de Defesa (Laad), que começa na terça-feira 12, no Rio de Janeiro, dão uma amostra do potencial de negócios na área militar brasileira nos próximos anos. Confira: 

 

62.jpg

 

 

Propaganda


O avanço da América Latina

 

O mercado publicitário brasileiro se deu muito bem em 2010. Segundo a The Nielsen Com-pany, a indústria da publicidade cresceu, no mundo, 10,6% e faturou US$ 503 bilhões, no ano passado. Ao estratificar os mercados, a Nielsen constatou que as receitas publicitárias da América Latina cresceram 21,2%. “Creio que o Brasil represente 70% desse total”, diz Luiz Lara, presidente da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (Abap). Segundo ele, R$ 29 bilhões foram movimentados pela publicidade brasileira em 2010. Um aumento de 17% em relação a 2009. “Em 2011 a expectativa é crescer 10%”, diz Lara.  

 

67.jpg

 

 

Internet

 

66.jpg

“Os sites de compras coletivas devem faturar R$ 1 bilhão em 2011”

 

Só em dezembro de 2010, 13,2 mi-lhões de usuários únicos (30% dos internautas do mês) navegaram pelos sites de compras coletivas, segundo o Ibope Nielsen Online. O Pei-xe Urbano, um dos precursores des-sa modalidade de e-commerce, comemora seu primeiro aniversário e seu CEO, Julio Vasconcelos, falou sobre o negócio e o mercado:

 

Neste primeiro ano, quais foram os principais cases do site?

Conseguimos alguns interessantes, como a venda de 30 mil lanches da rede de franquias BigX Picanha, em quatro horas de promoção. Mas a oferta mais rentável foi a da viagem para a Costa do Sauípe (BA). Arrecadamos, em 48 horas, R$ 1,5 milhão com a venda de cerca de mil pacotes.

 

Qual é o faturamento da empresa?  

Não divulgamos. Só posso dizer que todos os sites brasileiros dessa modalidade de negócio, juntos, que são cerca de mil, faturaram R$ 100 milhões no ano passado. Para 2011, a expectativa de faturamento é de R$ 1 bilhão.    

 

Qual a fatia de mercado que o Peixe Urbano abocanha?

Temos oito milhões de clientes cadastrados, o que representa 60% desse mercado. Para este ano, esperamos triplicar o nosso faturamento.

 

Como funciona a comissão do site?

Os nossos parceiros não pagam nada para expor sua oferta no site. Após finalizada a promoção, normalmente, ficamos com 50% do que foi faturado. 

 

 

Números


R$ 3,6 bilhões – foi o valor gasto pela Presidência da República com cartões corporativos no primeiro trimestre de 2011. Deste total, R$ 1,6 bilhão corresponde a gastos sigilosos, número 8,2% maior do que o registrado no ano passado

 

47,54% - do salário mínimo de R$ 545 é quanto o brasileiro usa para comprar os itens essenciais da cesta básica. Um aumento de quase um ponto percentual em relação a março de 2010

 

R$ 62,4 milhões - foi o lucro registrado pela companhia de alimentos Marfrig, dona da Seresa, entre outras marcas, 

no quarto trimestre de 2010

 

34 % - a mais foi quanto o agronegócio brasileiro exportou no 1º trimestre de 2011, com relação a 2010. A receita total dos dez principais produtos exportados (soja, milho, carne bovina, carne suína, carne de aves, café, suco de laranja, algodão, açúcar 

e etanol) soma US$ 11 bilhões

 

212,7 mil - foi o número de veículos vendidos pela Ford americana em março. A montadora passou, após 13 anos, a campeã de vendas no país, a General Motors (GM)

 

 

Curtas

 

A Tam Cargo está mais fresquinha. A empresa lançou a Big Box Refrigerada, para o transporte de volumes perecíveis. Também colocou à disposição dos usuários o serviço pré-pago de embalagem, com preço fixo de R$ 22,90 para o envio de encomendas de até três quilos. 

 

Mercado veloz. Mesmo com as medidas de restrição de cré-dito tomadas pelo Banco Central, em dezembro, a venda de veículos novos não para de crescer. No primeiro trimestre de 2011  foram emplacados 825,2 mil automóveis zero. Novo recorde. 

 

As grifes britânicas de roupas Karen Millen, Debenhams e Mackintosh ficaram tão empol-gadas com o mercado do País, após missão comercial, em março, em São Paulo, que querem os brasileiros em Londres para um seminário.

 

Com Denize Bacoccina, Guilherme Queiroz e Suzana Borin