27/11/2014 - 10:00
Você já gostou tanto de uma marca a ponto de cogitar comprá-la, caso tivesse dinheiro para tanto? O rapper americano Jay-Z, sim. Dono de um patrimônio estimado pela revista americana Forbes em US$ 520 milhões, o cantor e empreendedor adquiriu, no início deste mês, a produtora de champanhe francesa Armand de Brignac, fazendo uma proposta irresistível ao seu antigo controlador, o grupo Sovereign Brands, de Nova York. Embora o valor da compra não tenha sido revelado, estima-se que Jay-Z, casado com a superstar Beyoncé, tenha desembolsado uma quantia bem acima do valor de mercado da Armand de Brignac – avaliada em US$ 30 milhões.
A história de amor entre o cantor e a marca, conhecida pelos endinheirados como Ace of Spades (ás de espadas), começou, na verdade, com a desilusão de Jay-Z com sua antiga marca preferida de champanhe. O milionário era fã da Cristal, também francesa, que costumava ter lugar de honra nas festas que promovia e vivia aparecendo nos clipes de suas canções. A gota d’água (ou de espumante) ocorreu em 2006, quando Frederic Rouzaud, CEO da Louis Roederer, fabricante da Cristal, fez comentários desdenhosos sobre a preferência de Jay-Z pelo produto. “O que podemos fazer? Nós não podemos proibir as pessoas de comprá-lo”, disse Rouzaud à revista britânica The Economist. O cantor ficou furioso.
Em sua biografia, batizada de “Decoded”, ele afirmou que o comentário de Rouzaud foi racista. “Usava a bebida como um artigo de luxo”, disse. “Era uma publicidade gratuita para a credibilidade da marca.” Apesar de magoado, Jay-Z parece ter superado o episódio rapidamente. No mesmo ano, em 2006, lançou o clipe Show Me What You Got estampando sua nova grife de champanhe favorita – a Armand de Brignac, concorrente da Cristal. Depois de oito anos namorando a marca, o artista, finalmente, assumiu um compromisso mais sério com a Armand de Brignac, cujo faturamento anual é estimado em US$ 20 milhões. A marca de champanhe também chama a atenção pela margem de lucro com que opera. Uma garrafa da bebida custa US$ 300 e tem custo de produção avaliado em apenas US$ 13.