27/01/2010 - 8:00
“Insatisfatório.” O adjetivo foi usado por Jean-Marc Gales, diretor-geral da Peugeot mundial, para explicar o que 2009 significou para a montadora francesa em território brasileiro. Explica-se: no auge da festa do IPI reduzido, quando as vendas de carros zero no País saltaram 10%, a empresa amargou uma queda de 1% em relação ao ano anterior, contabilizando cerca de 81 mil unidades comercializadas. A culpa, admitida pelo executivo em Paris na semana passada, foi do hiato de lançamentos por aqui nos últimos meses – exceção feita ao tímido facelift do modelo 206, rebatizado de 207 e criticado pela imprensa especializada.
Não por acaso, dois novos carros serão lançados exclusivamente no Brasil até o final do ano. Primeiro, uma picape de pequeno porte – derivada do atual 207 – que brigará com concorrentes da Volkswagen, da GM e da Ford. Depois, muito provavelmente, um sedã de luxo. “Antes tarde do que nunca”, resume Gales. Segundo ele, a crise mundial de 2009 também contribuiu para piorar o quadro graças à redução no ritmo de produção. “Isso fez com que não tivéssemos a capacidade de acompanhar a cadência da recuperação do mercado brasileiro. Vamos investir pesado para recuperar as vendas perdidas no período”, diz o executivo.
Voltar a crescer no Brasil é apenas um dos objetivos de uma nova fase da Peugeot, inaugurada em evento que reuniu cerca de 600 profissionais da imprensa internacional na gelada capital francesa. Em tom de superprodução, a montadora apresentou o redesenho de sua logomarca – o tradicional leão criado em 1858 ressurge em versão 3D -, seu novo slogan mundial – “Motion and Emotion”, ou “movimento e emoção” -, seu primeiro carro elétrico – o belo Ion, a ser lançado no segundo semestre na Europa – e dois carrosconceitos que deverão ditar as tendências de design e tecnologia dos novos modelos da marca, o esportivo híbrido SR1 e o compacto BB1, totalmente elétrico. Segundo Gales, 12 novos automóveis, triciclos, scooters e bicicletas serão lançados até 2012. “Estamos no décimo lugar do ranking mundial. Vamos saltar três posições nos próximos dois anos”, diz o diretor-geral do maior fabricante 1858 ressurge em versão 3D -, seu novo slogan mundial – “Motion and Emotion”, ou “movimento e emoção” -, seu primeiro carro elétrico – o belo Ion, a ser lançado no segundo semestre na Europa – e dois carrosconceitos que deverão ditar as tendências de design e tecnologia dos novos modelos da marca, o esportivo híbrido SR1 e o compacto BB1, totalmente elétrico. Segundo Gales, 12 novos automóveis, triciclos, scooters e bicicletas serão lançados até 2012. “Estamos no décimo lugar do ranking mundial. Vamos saltar três posições nos próximos dois anos”, diz o diretor-geral do maior fabricante
Prestes a completar 200 anos, a Peugeot apresentou seu novo projeto de marca ao mesmo tempo que mostrou-se preparada para o desafio de criar novas opções de mobilidade em um mundo em crise ambiental – postura importantíssima em uma indústria altamente poluente como a automobilística. Quatro tipos de motores, que vão dos híbridos a diesel aos totalmente elétricos, foram apresentados à imprensa e prometem reduzir as emissões de CO2 significativamente nas próximas décadas. Além disso, novos modelos de bicicletas – um dos segmentos históricos da marca -, triciclos e scooters elétricas também ganharam destaque. Segundo dados da montadora, apenas em sua fase de pré-lançamento, o novo Ion já seduziu cerca de dois mil compradores em potencial, cujos nomes já constam de uma lista de espera. O carro deve chegar ao mercado europeu entre junho e outubro.
Outro ponto fundamental na nova estratégia é a modernização visual. Diretor de design do grupo PSA (que engloba Peugeot e Citroën), Jean-Pierre Ploué é o homem por trás da nova identidade da marca.
Além disso, ele é o autor do projeto do SR1, carro-conceito que impressiona graças a suas linhas arrojadas, seu painel high tech e seu motor híbrido a gasolina. “Com certeza, vocês verão elementos do SR1 nos nossos carros. A começar pela sua grade”, diz. Segundo o designer, o desafio de criar carros ecologicamente corretos serve de estímulo para seu trabalho. “Estamos aliando mobilidade à tecnologia ambiental. O universo urbano está sempre mudando e desenvolvemos soluções para ele”, afirma Ploué.