Os números são arrogantes: US$ 40 milhões ao longo de dez dias de festa, 10 mil pessoas nas avenidas de Washington numa única manhã, nove bailes de gala, três jantares a luz de velas e 350 cavalos de raça. A posse de George W. Bush para o segundo mandato na Casa Branca, marcada para o próximo dia 20, será uma espécie de tsunami cívico destinado a celebrar a onda republicana que invadiu os Estados Unidos. Nunca se gastou tanto numa cerimônia inaugural. O The New York Times bateu pesado ao comparar os gastos com a oferta de ajuda inicial à tragédia no Oceano Índico, de apenas US$ 35 milhões. Bush refez os cálculos e escapou do ridículo ao entregar US$ 350 milhões. Quase nada diante dos

US$ 200 bilhões (vale repetir: US$ 200 bilhões) previstos em 2005 às guerras no Afeganistão e no Iraque. Tempos de Bush filho.

Pois é justamente para varrer essas cifras bélicas para debaixo do tapete, numa jogada de marketing, que o Partido Republicano organizará um superevento de louvações ao César do século XXI. Há 94 parceiros na cerimônia, quase todos gigantes da economia como a Microsoft, o HSBC, a Time Warner e a Coca-Cola ? juntos eles amealharam mais de 90% da quantia. Aqueles que contribuíram com US$ 250 mil já garantiram lugares privilegiados em todos os eventos comemorativos. São quatro assentos para a cerimônia do juramento no Capitólio, dez posições vips para a parada na Pennsylvania Avenue, dois lugares para um almoço com o presidente e seu vice, vinte nos jantares, e ainda dez convites para os bailes black-tie. Para a moçada ainda há quatro ingressos para um show, onde estarão presentes as filhas de Bush. A posse de número 55 na história americana tem até enredo, como se fosse um desfile de Escolas de Samba: ?Celebrando a Liberdade?. Por ser a primeira desde o 11 de setembro, terá maciço esquema de segurança. E também por ser a primeira desde os atentados de 2001, e das guerras que os sucederam, haverá honras para a turma de boina verde. Um baile exclusivo prestará homenagens a 2 mil militares postados no Afeganistão e no Iraque. Tempos de Bush filho.

Como tudo será superlativo, e o americano médio adora uma celebração com bandeirinha em punho, alguns hotéis de Washington prepararam pacotes especiais. O Ritz-Carlton oferece quatro noites em suíte de luxo, passagem aérea de primeira classe e um par de lugares na parada por US$ 150 mil. E, luxo dos luxos, um serviço de valete tratará de arrumar as roupas dos hóspedes, ainda em suas residências, para acondicioná-las em malas da marca Louis Vuitton oferecidas exclusivamente para o 20 de janeiro. Outro hotel, o Mandarim Oriental, debruçou-se nos figurinos e oferecerá um armário de peças de grife para quem comprar a excursão. No guarda-roupa despontarão roupas assinadas por Neiman Marcus e Oscar de la Renta. O preço da brincadeira: US$ 200 mil, com direito a 5 diárias na suíte presidencial, transporte de qualquer lugar dos EUA para Washington em jatinho particular, carro com chofer, além do par de ingressos para assistir ao juramento.

A proximidade do poder tornou-se moeda. O Jefferson Hotel, por estar diante da Casa Branca, cobra US$ 1 milhão por pacote semelhante a de seus pares ? ou quase o dobro dos concorrentes. O Fairmont Hotel montou o pacote ?Presidente por um dia?, que dá o direito a um jantar presidencial para dez pessoas, regado a champanhe Dom Pérignon e caviar Beluga. Para fazer (de conta) a segurança dos hóspedes, o hotel providencia dois atores que encenam agentes do FBI. Mas ninguém chegou tão perto do âmago da festança como o Sofitel Hotel. Para celebrar o estilo de vida do Texas, terra natal do presidente, tudo será fundamentalmente country: o cardápio, os martinis com toque de pimenta e as botas de couro de cobra na soleira do apartamento. Tempos de Bush filho ? por pelo menos outros quatro anos. 

O LUXO DO TIO SAM
Os hotéis cinco estrelas de Washington preparam recepção de cinema a quem
comprar os pacotes para a posse de 20 de janeiro próximo

Beluga:
O caviar é a peça de resistência do ?Jantar Presidencial? no Fairmont Hotel

Louis Vuitton:
O Ritz-Carlton oferecerá transporte de roupas e badulaques dentro de malas e bolsas Louis Vuitton

 
Dom Pérignon:
Nove bailes de gala regados pelo champanhe mais reputado do mundo. Um dos eventos será destinado a 2 mil soldados lotados no Afeganistão e Iraque

O CUSTO DA SEGUNDA POSSE

George W. Bush
2005
US$ 40 MILHÕES

 Bill Clinton
1997
US$ 23,7 MILHÕES

GEORGE W. BUSH É …

… usar chapéus da marca Stetson,
aqueles de caubói, produzidos no Texas


… adorar cães, em especial os da raça Scottish
Terrier, como o Barney, animal de estimação
dos hóspedes da Casa Branca

 
… devorar a Bíblia, rezar antes dos despachos e falar
com Deus à véspera de grandes decisões 

 … mastigar biscoitos Pretzel até não mais poder,
ainda que de vez em quando eles possam engasgar
e provocar desmaios

  … ir à guerra