21/11/2012 - 21:00
Propaganda
A popstar Madonna, que fará shows em dezembro no Brasil, é a voz e a imagem de uma nova propaganda da Johnnie Walker para o País. No comercial da marca de uísque da Diageo, criado pela britânica BBH com a brasileira Neogama/BBH, aparecem imagens de diversas fases de Madonna, ao mesmo tempo que ela narra as relações entre a sua carreira e o País. A cantora diz: “O Brasil está mudando, é um gigante que acordou e ainda tem muito o que conquistar.” A empresa de cosméticos Jequiti também aproveitará a presença da estrela por aqui, para o lançamento de um perfume assinado por ela.
Marketing
Partitura digital
Os músicos da Orquestra Filarmônica de Bruxelas surpreenderam a audiência, na quarta-feira 7, ao jogar para cima as suas partituras em papel e utilizar tablets para tocar peças de Ravel e Wagner. A ação foi patrocinada pela Samsung, que forneceu os equipamentos.
Filme
Milagre de Natal
A rede de departamentos americana Macy’s resolveu reaproveitar cenas do filme natalino De ilusão também se vive, de 1947. A película americana se passa quase inteiramente na loja de Nova York da companhia e é uma das mais reprisadas pela tevê nessa época do ano. Para o anúncio deste Natal, a loja americana combinou de forma humorada cenas do Papai Noel do filme com celebridades atuais como Donald Trump, Justin Bieber e Martha Stewart.
Campanha
Nos braços do povo
A agência Young & Rubicam preparou uma campanha de comemoração de 60 anos da Casas Bahia, controlada atualmente pelo grupo Pão de Açúcar. Como forma de mostrar a sua conexão com o povo, uma propaganda mostra anônimos cantando nas ruas uma canção em homenagem ao aniversário da rede de varejo.
Esporte
Os radicais na tevê
A Rede TV! comprou os direitos para transmissão na tevê aberta da primeira edição no Brasil do X-Games, o principal torneio de esportes radicais do mundo, que será realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Cada uma das cinco cotas de patrocínio custa R$ 5,6 milhões. A organização do evento será da Brunoro Sport Business. A ESPN, criadora do campeonato nos EUA, transmitirá as disputas na tevê por assinatura.
Bate-papo
Marco Gomes, fundador da Boo-box
Criador de uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo ranking da revista americana Fast Company, o brasiliense Gomes fala sobre publicidade nas mídias sociais:
Os blogs e o Twitter não estão perdendo acessos em relação a redes sociais como o Facebook?
Não. Os textos em blogs são cada vez mais lidos e compartilhados. E o Twitter sempre ganha em testes de eficácia de campanha em comparação com o Facebook. Quase não usamos o Facebook mais. Lá as pessoas preferem receber coisas dos amigos, não campanhas de empresas.
As empresas e agências sabem como colocar as suas marcas na internet?
Quem diz que sabe exatamente como fazer ações online está mentindo. O mercado está mais acostumado a comprar espaço publicitário. Isso vai evoluir bastante nos próximos meses.
A internet compete com outras mídias?
Não necessariamente. Em muitos casos, a internet é complementar. Há hoje o fenômeno das duas telas. Os jovens assistem a tevê e navegam pela internet simultaneamente. Por isso, um filme para tevê que chame para a web pode impactar o consumidor duas vezes.