06/11/2020 - 13:57
Se a pandemia transformou o mercado de vinhos no Brasil, com um aumento no consumo estimado em 32% (na comparação de janeiro a agosto deste ano com o mesmo período de 2019), as coisas mudaram ainda mais na maneira de degustar a bebida. Este ano, primeira vez, a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, não será presencial. A Associação Brasileira de Enologia (ABE), que organiza pela 28º ano a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, planejou um evento virtual, com com transmissão ao vivo pelos canais da entidade no Youtube, Instagram e Facebook. Será neste sábado (7), às 17h, com acesso aberto e gratuito.
Toda estrutura do evento está sendo montada no SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, de onde a ABE prepara um espetáculo que convidará os brasileiros a descobrirem o vinho brasileiro sem sair de casa. Dos 16 comentaristas, 11 são presenciais e cinco participarão diretamente de suas casas. Convidados pela ABE, eles formam um painel diversificado de especialistas. Entre eles estão o apresentador de TV e produtor de vinhos Galvão Bueno, a sommèliere e apresentadora de TV Cecília Aldaz, os enólogos Eugênio Lira (Chile), Fernando Pettenuzzo (Uruguai), François Hautekeur (Francês) e o doutor em enologia e viticultura Murillo de Albuquerque Regina, pioneiro na técnica da poda invertida e na colheita de inverno em vinhedos da regiâo Sudeste.
Além dos comentaristas, outras 700 pessoas irão acompanhar o evento degustando em casa cada uma das 16 amostras mais representativas da safra. A venda on-line de kits esgotou em menos de duas horas. Cada kit contém 16 garrafas “baby” (187 ml), numeradas de 1 a 16 para que os apreciadores possam degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo, além de duas taças de cristal e das fichas de avaliação usadas pelos comentaristas. “Com este formato digital conseguimos chegar na casa de apreciadores de vinhos que nunca antes puderam participar deste evento superdisputado, que é único no mundo. Não teremos a emoção do presencial, mas por outro lado o vinho brasileiro poderá ser descoberto por mais pessoas, ganhando mais espaço na mesa do consumidor brasileiro”, afirmou o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
A Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 é histórica por quatro motivos. O primeiro, por ser a ‘Safra das Safras’, a melhor que o Brasil já registrou. O segundo, elo recorde de amostras, com a inscrição de 395 vinhos de 56 vinícolas. O terceiro, por bater recorde em relação aos estados representados pelo público participante, chegando a 21. E, claro, pela a mudança do formato presencial para o digital, pelo Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCY0d3OvtXT1prDV3xXNtVEg); Instagram (https://www.instagram.com/associacaobrasileiradeenologia); e Facebook -(https://www.facebook.com/AssociacaoBrasileiradeEnologia).