No mundo todo encontramos pessoas prósperas, remediadas e uma multidão inserida na pobreza. Seria o destino de cada um viver em tais condições? Com frequência ouvimos pessoas dizerem que nunca serão ricas. Que isso é algo inatingível, principalmente porque associam a riqueza a atos ilícitos, fraudes e falcatruas. Outras dizem quem não vieram de família rica e, portanto, não tiveram oportunidades de estudar e se qualificar.

As estatísticas indicam que 90% dos milionários do mundo começaram do ponto zero e, mesmo com todas as dificuldades, eles seguiram seus sonhos, prosperaram e criaram seus impérios. Essas histórias mostram que, sim, é possível construir algo grandioso partindo do nada e que, querendo ou não, você compartilha do mesmo ponto de partida que os atuais milionários, mesmo que esse ponto de partida seja começar do zero.

A colheita financeira é semelhante a colheita agrícola. Colhemos exatamente aquilo que semeamos, zelamos e cultivamos. Para o agricultor ter uma árvore frutífera estrondosa, foi necessário planejar, preparar a terra e plantar uma pequena semente. Assim é com o seu talento empreendedor. O seu talento é a semente. O talento sozinho não é nada, não passa de um grão isolado. Mas, quando aplicados os esforços, a disciplina e a estratégica adequada, aliada a um plano de ação para atingir o mercado em grande escala, o talento germina, se desenvolve, evolui até alcançar o topo. A partir da maturidade do projeto, ele passa a gerar frutos incontáveis e perpetuar-se como uma atividade economicamente rentável.

E qual é o principal fertilizante para o desenvolvimento de seu talento? É a iniciativa. Pessoas com iniciativa irradiam otimismo e confiança. Inspiram pessoas por onde passam. Não esperam a resolução dos problemas, elas identificam tais problemas e partem em busca da solução. Sua mente é focada no futuro, não no passado. Elas têm urgência em apresentar resultados e, sentem um imenso prazer em fazer o que fazem. Acordar cedo, trabalhar 14 horas por dias, inclusive nos finais de semana, tudo isso parece ser uma terapia para quem tem iniciativa.

O que algumas pessoas veem como sacrifício, o líder dotado de iniciativa vê como investimento em si mesmo, em sua carreira, em seu projeto de vida. O que alguns julgam ser perda de tempo, o líder vê como tempo investido para sua colheita aumentar cada vez mais. E finalmente, quando o líder se encontra no topo de sua própria árvore e as pessoas que duvidaram de sua capacidade lhe perguntarem como conseguiu chegar ao topo, ele saberá que, apesar de começar do zero, ele soube cultivar muito bem a semente que lhe foi confiada. A mesma semente que você também possui, ou seja, o seu próprio talento.