06/12/2006 - 8:00
Toda terceira quinta-feira de novembro é marcada, no mundo todo, pela chegada da nova safra do Beaujolais Nouveau às lojas e restaurantes. O evento, que acontece todos os anos, não deixou a tradição de lado em 2006: a bebida chegou às importadoras e adegas brasileiras pontualmente no último 16 de novembro. E assim aconteceu no mundo todo: de Paris a Tóquio, de Los Angeles a Melbourne. O que só os iniciados na enologia sabem é que entre o engarrafamento e a estréia do vinho nas taças de todo o planeta decorrem apenas cinco dias. A operação de embalagem e entrega do produto ? digna da agilidade de Papai Noel e seus ajudantes para entregar presentes na Noite de Natal ? fica a cargo da DHL, líder mundial do mercado de transporte expresso internacional, terrestre e frete aéreo.
A entrega rápida do Beaujolais é fundamental, pois este é um vinho jovem. Seu processo de fermentação é bem mais rápido que o dos vinhos comuns ? dura 20 dias ?, e por isso precisa ser consumido rapidamente, caso contrário estraga. É aí que entra a logística rápida da DHL, que há 20 anos é responsável por manter a tradição da degustação mundial e simultânea da bebida.
Este ano, para entregar 2,2 toneladas de Beaujolais ? ou seja: dois milhões de garrafas ?, a transportadora precisou de apenas duas semanas. Mas o trabalho começou bem antes, em junho, com a reserva de espaços em aeroportos do mundo todo, além da negociação com armazéns e produtores de embalagem. A contagem regressiva para o processo da entrega, entretanto, começou no início de novembro na região francesa da Borgonha, onde estão os 3,5 mil produtores do frutado vinho tinto. Trezentos e cinqüenta grandes caminhões ? com a inscrição ?Le Beaujolais Nouveau est arrivé!? (O Beaujolais chegou!) ? se dirigiram às vinícolas e foram carregados com as garrafas especialmente embaladas para não sofrerem avarias. Da Borgonha, a carga foi levada à plataforma aérea da DHL no aeroporto de Lyon Saint-Exupéry e Roissy Charles de Gaulle, na França, e para os terminais aéreos de Luxemburgo e Amsterdã, na Holanda. Em quatro dias, todas as garrafas foram embarcadas via aérea para 150 países, fora a França, onde outro esquema de entrega foi montado. Lá, um volume de mil paletes contendo 120 mil garrafas foi entregue por meio de pequenos caminhões a partir de Lyon, num prazo que variou entre 24 e 48 horas.
Para as entregas fora do continente europeu, todo o embarque deve ser feito antes das 8h da manhã do dia 10 de novembro. Para isso, a empresa se encarregou de fazer todo o desembaraço alfandegário da carga com quatro meses de antecedência, garantindo a confirmação e a rechecagem de todos os dados, por meio do envio de documentos por fax ou e-mails registrados, para que não houvesse surpresas. No desembarque, outros 100 caminhões por todo o mundo se encarregaram de levar o Beaujolais às importadoras, que terminaram a distribuição junto a restaurantes, supermercados e lojas.
Deste modo, 1,1 mil toneladas do vinho foram entregues nos Estados Unidos, 700 toneladas no Japão e 150 toneladas no Canadá. A DHL não informou qual foi o embarque para o Brasil. Mas aqui, o vinho chegou pontualmente no dia 16, custando entre R$ 71,90 e R$ 84,90. Corra e aproveite.