Os diamantes são os melhores amigos de uma garota”, cantava Marilyn Monroe, em 1953, no filme Os homens preferem as loiras. Mais de meio século depois, a frase imortalizada pela diva americana ainda marca o mercado dos brilhantes, ao ser citada por Nayla Hayek, CEO – e herdeira – do grupo suíço Swatch no anúncio da aquisição da joalheria americana Harry Winston, por nada menos do que US$ 1 bilhão. “A Harry Winston complementa a família Swatch com prestígio”, afirmou a executiva, em comunicado na segunda-feira 14. “Os diamantes ainda são os melhores amigos de uma garota.” Na ocasião, Nayla não escondeu seu otimismo com a aquisição. E com razão. O mercado de diamantes deve movimentar globalmente US$ 26,1 bilhões em 2020, ante os US$ 15,6 bilhões de 2011, segundo relatório da consultoria Bain & Company. 

 

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Tudo isso impulsionado pela onda de consumo de joias na China e na Índia. Para Silvio Passarelli, especialista no segmento de luxo, a aquisição da Harry Winston é estratégica. “Não é apenas um bom negócio no sentido financeiro”, diz. “Essa aquisição significa a entrada da Swatch no mercado premium de joias, que traz mais visibilidade e status para a companhia.” A Swatch, maior fabricante de relógios do mundo, com um faturamento de US$ 8,8 bilhões no ano passado, notabilizou-se por seus produtos acessíveis e descolados, disputados principalmente pelos jovens consumidores. Grande consolidador do setor relojoeiro suíço, que praticamente quebrou nos anos 1980, o grupo também incorporou ao seu portfólio marcas de alto padrão como Omega e Breguet. 

 

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Tradição: joalherias como a de Champs-Elysées, em Paris, agregam luxo e prestígio ao grupo suíço

 

Em 2007, já ensaiara um posicionamento no mercado de diamantes, ao fechar uma malsucedida parceria com a americana Tiffany & Co. Seis anos depois, voltou à carga ao adquirir a Harry Winston por US$ 750 milhões à vista e mais US$ 250 milhões em dívidas assumidas. O mercado reagiu favoravelmente à operação: as ações da Swatch subiram 4,2% para 513 francos suíços no dia do anúncio. A Harry Winston foi criada em 1932 e ganhou fama ao ter suas joias usadas por estrelas de Hollywood, entre elas Marilyn Monroe. Ela, inclusive, cita a marca na música Diamonds are the girl’s best friend. A fábrica em Genebra, os 535 funcionários e as 25 lojas próprias fazem parte da negociação, que ainda está sujeita à aprovação de órgãos locais reguladores.