20/10/2010 - 21:00
Um é dono do Grupo Pão de Açúcar e o outro é presidente da agência Y&R. Eles teriam na semana passada acertado uma associação na área da publicidade. De certa forma, eles já estão juntos. À frente da Y&R, Justus comanda a maior conta do País, a da Casas Bahia – recentemente comprada pelo grupo Pão de Açúcar, de Diniz. A Y&R também responde pelo Ponto Frio, rede também incorporada ao Grupo Pão de Açúcar. Os dois empresários negam a negociação, mas, sob a ótica dos negócios, a união faria todo o sentido.
Internet
A guerra dos portais
Os grandes portais da internet brasileira – como G1, UOL, R7 e Terra – que se cuidem. O megaempresário Carlos Slim, sócio da Embratel, da Claro e da Net, está de olho no mercado nacional de notícias online. Segundo a imprensa mexicana, Slim planeja investir pesado nesse nicho no País já em 2011, assim como tem feito nos EUA por meio do The New York Times. Mesmo com a barreira da legislação brasileira, que proíbe a participação de estrangeiros em grupos de mídia superior a 30%, ele está disposto a buscar sócios locais.
Investimento
O Brasil no topo
Pode acreditar. Pela primeira vez na história, o Brasil se tornou o campeão global em investimento publicitário no primeiro semestre. Segundo levantamento da Nielsen, o País teve um crescimento de 50,2% nos seis primeiros meses do ano. A média da América Latina foi de 44,5%, seguido por África e Oriente Médio, com alta de 23,8%. No mundo, a verba publicitária subiu 12,8%.
Cinema
Recorde nas telas
O filme Tropa de elite 2, de José Padilha, levou quase 1,3 milhão de pessoas aos cinemas em seu primeiro fim de semana, quase 12 vezes mais que Nosso lar, o recordista anterior. Exibido em mais de 700 salas em todo o País, o faturamento atingiu R$ 13,9 milhões. O balanço estabelece um novo recorde nacional.
Patrocínios
Jogos de ouro
A Olimpíada do Rio de Janeiro deverá arrecadar, até 2016, cerca de US$ 315 milhões entre patrocínios e licenciamentos. Se a previsão do Comitê Organizador se confirmar, o resultado será 65% superior ao que se prevê para a Olimpíada de Londres, em 2012. Ouro para o Brasil.
Jornais
El país tem novo dono
O jornal El País, o maior da Espanha e um dos mais tradicionais da Europa, está sob novo comando. No início da semana, o Grupo Prisa – controlador da empresa há quase um século – confirmou a venda do jornal por 900 milhões de euros para a americana Liberty Acquisition Holdings. Os ex-donos continuarão com uma fatia de 30% do capital. A venda era considerada a única salvação do El País, afundado em dívidas e processos trabalhistas.
Bate-papo
Christian Rôças, presidente da agência Grudaemmim
De onde surgiu o nome da agência?
O nome surgiu de uma expressão que ouvi uma vez de uma amiga. Significa: “deixa comigo que eu resolvo”. Decidi colocar esse nome para despertar o interesse pela empresa. Deu certo.
O que a agência “resolve”?
Tudo o que for relevante para divulgar o cliente. Fazemos materiais para distribuir nos canais de comunicação, desde as mídias sociais, que representam 80% do nosso trabalho, até o mobile marketing, que também tem crescido muito.
Quais são os projetos em andamento?
Nosso primeiro cliente foi Gilberto Gil. Isso nos direcionou para o setor de entretenimento musical. Hoje, estamos com Unibanco, Natura, Oi, AmBev, Caixa Econômica, e vários artistas, como Nando Reis e Juliana Paes. Em todos os projetos, fazemos trabalhos de criação e distribuição de conteúdo em multiplataformas.