Foi numa conversa com sua empregada doméstica que o presidente do conselho da holding varejista Máquina de Vendas, Luiz Carlos Batista, teve a ideia que resultou no modelo da financeira MV Shop, uma parceria com o banco HSBC que estreia nos próximos dias no mercado. “Ela estava entusiasmada porque tinha dez cartões de loja para mostrar às amigas”, diz Batista, um dos controladores da Máquina de Vendas. “Mas um dia, no café da manhã, ela disse que tinha quebrado vários deles e mantido só dois, que tinham as melhores condições de crédito.” 

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Batista: meta é emprestar R$ 2 bilhões no primeiro ano

Num cenário em que as redes de varejo oferecem cada vez mais serviços financeiros, ficou claro para Batista que era preciso diferenciar-se da concorrência para permanecer nas carteiras do público da classe C, principal cliente das redes Insinuante, Ricardo Eletro e City Lar, que estão sob o guarda-chuva da Máquina de Vendas.  

A oferta de serviços financeiros mais amplos que o tradicional empréstimo para a compra de produtos nas lojas foi um dos pontos de negociação da holding com o banco HSBC para a criação da MV Shop. Também pesou o alto investimento do banco britânico, que, segundo fontes de mercado, pagou R$ 500 milhões pela participação de 50% na nova financeira, além de fornecer uma linha de crédito de outros R$ 500 milhões para financiar novas aquisições pela Máquina de Vendas. 

 

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Cartão multiuso: perspectiva de 1,5 milhão de plásticos para a classe C

 

O principal instrumento usado para a concessão das novas linhas será o cartão de crédito MV Card. A meta da rede é atingir 1,5 milhão de plásticos e carteira de crédito de R$ 2 bilhões no primeiro ano, afirma Batista. “Queremos dar acesso a linhas que esse público normalmente não teria”, afirma Batista. “Dependendo do comportamento nas primeiras compras, o cliente poderá financiar carros, uma cirurgia plástica e até um imóvel.” 

 

A base de clientes não é desprezível: dona de um faturamento de R$ 6 bilhões anuais, com uma rede de  750 lojas, as três marcas do grupo têm 15 milhões de pessoas cadastradas. O primeiro convênio da MV Shop será celebrado para a venda de motos, em um acordo com a chinesa CR Zongshen, dona da Kasinski, para vender motos em 80 lojas da rede City Lar.