Para encontrar vida extraterrestre, siga o rastro de radiação. Cientistas na Alemanha acreditam ter encontrado os sistemas estelares mais prováveis ​​para hospedar organismos alienígenas.

Planetas ricos em oxigênio hospedados por estrelas com relativamente menos metais têm maior probabilidade de serem habitáveis ​​por toda a vida, de acordo com uma nova análise feita por uma equipe de astrônomos do Instituto Max Planck de Pesquisa do Sistema Solar.

+ Sinal de rádio ‘coerente’ de planeta alienígena sugere possibilidade de vida fora da Terra

Sabe-se que estrelas com baixa proporção de metais – ou seja, elementos mais pesados ​​que o hidrogênio e o hélio – emitem mais radiação do que aquelas com alta metalicidade. No entanto, em comparação com planetas ligados a hospedeiros com alto teor de metal, as estrelas que orbitam com baixo teor de metal estão equipadas com uma camada de ozônio ainda mais espessa, graças à interação benéfica entre o oxigênio e a radiação ultravioleta, de acordo com o comunicado de imprensa do estudo .

Conforme observado aqui na Terra, uma robusta camada de ozônio é fundamental para proteger contra a radiação UV, que danifica o DNA e impede a evolução dos organismos vivos.

Enquanto isso, existem muitos elementos que podem afetar a produção de UV de uma estrela, incluindo sua temperatura, conteúdo de metal e distância dos planetas em órbita.

Tradicionalmente, os cientistas estudaram planetas que orbitam estrelas ricas em metais, como a Terra faz com o nosso sol. No entanto, este estudo, publicado na terça-feira na Nature Communications , é o primeiro a considerar o papel da radiação UV na potencial habitabilidade dos planetas.

Para realizar o estudo, uma equipe de pesquisadores liderada pela astrônoma Anna Shapiro replicou diferentes mundos semelhantes à Terra que orbitavam estrelas semelhantes ao Sol e ajustaram os parâmetros que afetariam a radiação ultravioleta.

Eles descobriram que as estrelas ricas em metais emitem “substancialmente menos” radiação UV do que as estrelas com menos metais, resultando em planetas com camadas de ozônio mais fracas e, portanto, exposição “paradoxalmente” maior aos raios UV, disseram os pesquisadores. “Portanto, planetas nas zonas habitáveis ​​de estrelas com baixa metalicidade são os melhores alvos para procurar vida complexa em terra.”

Em outras notícias alienígenas, um autoproclamado viajante do tempo alegou em março passado que extraterrestres “hostis” estão vindo para a Terra.

E em dezembro, Nicolas Cage afirmou que era um alienígena quando criança.